Movimentos Somáticos, o que são?

A palavra Somáticos vem da palavra grega “soma”, que quer dizer “a experiência do corpo experimentado de dentro.”

Esta palavra foi adaptada por Thomas Hanna para descrever movimentos do corpo sentidos com alto grau de propriocepção.

As abordagens de Thomas Hanna são baseadas em técnicas fisioterapêuticas e estudos de pesquisa neurológicas de Hans Selye e Moshe Feldenkrais. Ele combinou ambas as disciplinas médicas em um método de terapia corporal holístico. Selye era um dos primeiros estudiosos dos efeitos de estresse e os danos que causa no corpo. Feldenkrais era engenheiro nas forças armadas Britânicas.

Ele ficou lesionado na segunda guerra mundial e recebeu o diagnóstico que não poderia mais caminhar. Então, começou a estudar tudo sobre a Fisiologia, Neurologia e Biomecânica do movimento para sua própria cura. As suas experiências centralizadas no conceito de que os sistemas musculoesqueléticos e nervosos poderiam ser reeducados deram origem ao Método Feldendkrais.

Leia também: Meditação dos 5 Elementos

Hanna desenvolveu um tratamento de terapia corporal para tensões musculares crônicas, traumas profundos e estados agudos de tensão. Para ele, essas doenças não representam a degradação da estrutura corporal relacionada à idade, mas sim, desequilíbrios no funcionamento sensorial do corpo. 

Amnésia Sensorial

Segundo Hanna, quando o corpo sofre traumas musculoesqueléticos, ele assume comportamentos inadequados e muitas vezes dolorosos, armazenados inconscientemente, como se fosse normal. Hanna usa o termo “amnésia sensorial”, se referindo ao esquecimento do funcionamento correto de um músculo dentro do sistema nervoso. Um exemplo de amnésia sensorial seria a postura com a cabeça e os ombros inclinados para frente que uma pessoa desenvolve passando muito tempo sentada em frente ao computador. Depois de um tempo, o corpo considera esta posição como normal, mesmo ocasionando dores, tensões e desconfortos.

A solução para essas adaptações inadequadas é reeducar o sistema nervoso. Essa reeducação acontece através do aumento proprioceptivo, sentindo o corpo da forma mais nítida, de dentro para fora. A propriocepção é estimulada pelo meio de movimentos mais lentos e conscientes, fazendo todos os movimentos como se estivéssemos aprendendo pela primeira vez.

 

Aperte o play e experimente uma prática completa com o mestre Joseph Le Page!

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *