A História do Yoga - parte III

A História do Yoga – parte III

III. Época do Vedanta – de 2 mil a 3 mil anos atrás – Caminhos de Yoga: Jnana Yoga, Karma Yoga

 

Yoga é a união com deus na forma de uma experiência pessoal simbolizado no OM

  • Vedanta quer dizer a culminação ou o final dos Vedas.
  • Na cultura Védica a conexão com Deus foi principalmente através dos sacerdotes
  • No Vedanta o indivíduo estabelece uma conexão tão íntima com Deus que se descobre que não há separação entre eu e Deus.

 

Reflexão, meditação, mantra

  • Esta união está codificada no grande paradigma do Vedanta: Atmam é igual a Brahmam, o que quer dizer que a alma individual é idêntica a Brahmam, a alma de toda a criação OM

 

A importância do guru e dos textos sagrados/ a importância de estudos profundos

  • Os ensinamentos do Vedanta chamam-se Upanishads que quer dizer sentar perto do Guru que transmite o conhecimento do Brahmam, ou seja, é sentar-se o mais próximo possível de seu Ser real, que é Brahmam.     
  • Os Upanishads estão escritos como diálogos entre Guru e discípulo, pai e filho ou esposa e marido.
  • Guru quer dizer líder ou autoridade, porque a mensagem dele poderia ser sentida diretamente e poderosamente. Guru também significa escuridão e luz, porque o Guru é quem guia da escuridão para a luz.
  • O conhecimento de Vedanta está codificado em grandes ditados chamados de Mahavakyas, que incluem:

 Tat Tvam Asi – Você é aquilo; Aham Brahmasmi –Eu sou Brahmam; Sarvam Khalvidam Brahman – toda a criação é Brahmam.

  • Este conhecimento da união da alma individual com toda a criação com enfoque nos estudos dos textos sagrados chama-se Jnana Yoga, o Yoga de conhecimento.

 

A importância de auto estudo – viver plenamente no mundo sem apego e expectativa do resultado das ações para purificar a personalidade

  • A cultura de Vedanta dá ênfase à renúncia e saída do mundo para morar em retiro na floresta junto com outros discípulos, em um ashram com a inspiração e comunicação direta de um Guru.
  • O conceito da renúncia se transforma no Bhagavad Gita para um entendimento que viver no mundo é necessário para trazer à tona os gostos e desgostos que são obstáculos à liberdade.
  • Krishna ensina a Arjuna como viver no mundo, atuando para purificar a mente, sem apego aos frutos ou aos resultados para finalmente reconhecer o nosso Ser real.
  • Utilizar as experiências do dia a dia para purificar a personalidade se chama Karma Yoga.

 

Por Joseph Le Page

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