O que é meditação?
Existem inúmeras maneiras de entender a meditação.
Por um lado, é uma técnica para focar e acalmar a mente. Por outro lado, é o reconhecimento do nosso verdadeiro Ser como consciência pura, que é UM com todo o universo e com a fonte divina da criação.
Também podemos dizer que focar e acalmar a mente é a prática inicial da meditação, enquanto o reconhecimento do nosso verdadeiro Ser é o objetivo final. Entre esses dois polos, existe um enorme campo de teoria e prática com uma história de mais de cinco mil anos.
Meditação e os 5 koshas
Uma das melhores maneiras de colocar toda a meditação dentro de um formato compreensível é o modelo dos cinco koshas da Taittirya Upanishad, de três mil anos atrás.
Neste texto sagrado, Bhrigu pergunta a seu pai Varuna como meditar para conhecer a natureza de Deus e seu próprio Ser. Varuna diz a Bhrigu que para alcançar esse entendimento, ele terá que meditar com tapas, disciplina e sinceridade. Bhrigu faz cinco jornadas de meditação e cada uma permite que ele vá na direção do seu objetivo de autoconhecimento. Essas cinco viagens são chamadas de cinco koshas, e ao compreendê-las, podemos entender toda a meditação.
Os cinco koshas também servem como uma estrutura para nossa própria jornada de autoconhecimento.
Os 5 koshas
1. No nível de Annamaya Kosha , o meditador aprende a estabilizar o corpo e a postura. Também acalma e equilibra os sistemas fisiológicos do corpo.
2. No nível de Pranamaya Kosha, o meditador aprende a estabilizar a respiração e o corpo sutil composto por chakras e energia.
3. No nível de Manomaya Kosha, o meditador aprende a relaxar, focar e estabilizar a mente.
4. No nível de Vijnyanamaya Kosha, o meditador aprende a testemunhar, a observar com neutralidade tudo o que ocorre na mente e no corpo.
5. No nível de Anandamaya Kosha, o meditador experimenta as qualidades inerentes ao seu verdadeiro Ser, incluindo a plenitude, o silêncio interior, a paz, o propósito e significado da vida.
6. Em última análise, o meditador alcança absoluta clareza em relação à sua própria identidade, à natureza da criação e à natureza do Criador, a inteligência no coração de tudo o que existe, chamado Brahman.
Joseph Le Page
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!