Sugestões de uso do Guippy
Cada instrução de um asana é precedida de um símbolo colorido associado ao Kosha em questão. Essa abordagem reforça a filosofia Yoga Integrativa, na qual os asanas servem como veículos de exploração e integração da pessoa como um todo, através de todas as dimensões do ser.
Há variadas formas de se trabalhar a prática das posturas através dos Koshas:
- Selecione um asana, e pratique-o diversas vezes, incorporando progressivamente, dia após dia, um nível mais sutil e profundo de exploração. Por exemplo, inicie seguindo e incorporando apenas as instruções físicas desse asana. Depois, num segundo momento, focalize a prática desse asana em um nível mais sutil, e assim por diante.
- Nas posturas assimétricas, tais como a Postura da Árvore (#61) e Triângulo (#6), siga as instruções físicas para um lado e as instruções mais sutis para o outro lado.
- Escolha, inicialmente, posturas mais fáceis para prolongar seu tempo de permanência, tais como a Postura do Joelho ao Peito (#19) e a Postura da Criança (#52), e desenvolva a habilidade de trabalhar com todas as instruções, enquanto permanece no asana. Com a prática, você pode, gradativamente e confortavelmente, aumentar o tempo de permanência em outras posturas. As posturas de Pé, como Herói I (#4) e Herói II (#3), são indicadas para treinar essa permanência mais prolongada.
- Leia uma sequência de instruções de um asana com atenção e memorize-as. Pratique o asana sem consultar as instruções. Depois, retorne à ficha e avalie a sua capacidade de se lembrar dos detalhes.
- Escolha aleatoriamente uma ficha do Guippy. Pratique o asana ou ensine-o a outras pessoas.
- Escolha uma categoria de asanas para cada dia da semana, praticando várias posturas dessa categoria por dia.
- Monte uma mini prática de asanas, escolhendo de uma a três fichas de cada categoria, dispondo-as numa sequência fluida, respeitando a ordem das categorias no Guippy. Esta é uma excelente maneira de criar sequências variadas.
- Monte uma miniatura, escolhendo aleatoriamente de dez a vinte fichas, de qualquer parte do livro. Em seguida, organize-as da maneira mais fluida e equilibrada que puder.
- Selecione de cinco a dez posturas entre as suas prediletas, e organizando-as em um formato de mini prática pessoal.
- Selecione de dez a vinte posturas entre as que você considera mais desafiadoras, criando uma intenção de incluir pelo menos duas delas na sua prática pessoal diária.
- Escolha 2 fichas de cada categoria. A 1ª sendo um asana que você considera o mais fácil da categoria e a 2ª, um dos asanas mais desafiadores. Monte uma mini prática, na ordem de categorias do Guippy e acompanhe o resultado de sua experiência.
- Logo após as fichas da seção dos Aquecimentos, o livro oferece três séries completas de asanas: nível I, II e III. Há várias formas de combinar as fichas com estas séries:
- Selecione uma destas séries, iniciante, intermediário ou avançado. Escolha uma das categorias, como por exemplo as Posturas de Pé. Separe as fichas destes asanas praticando apenas esta mini sequência.
- Depois de ter completado separadamente todas as categorias de um dos níveis desse nível escolhido, reúna todas as fichas da série completa e pratique toda a sequência.
Leia também: Benefícios do Pranayama
- Escolha uma ficha para trabalhar com as instruções energéticas, Pranamayakosha. Posturas sugeridas: Gato (#11), Arado (#72), Equilíbrio na Meia Lua (#64), Árvore (#61), Flexão de Pé com as pernas unidas (#60), Lua Crescente Deitada (#48) e Ponte (#42).
- Escolha uma ficha para trabalhar com as instruções psicoemocionais, Manomayakosha. Aberturas de quadril, como o Sapo (#26) são boas para essa prática.
- Escolha fichas para trabalhar com as instruções mais sutis, Vijnamayakosha e Anandamayakosha. Bons exemplos incluem: Posturas deitadas, como Joelho ao Peito (#19), que facilitam uma permanência mais prolongada, como a Criança (#52), Meia Vela (#71), Postura de Relaxamento (#76) e posturas que naturalmente cultivam internalização dos sentidos, como a Torção Deitada sobre o Abdômen (#34).
- Escolha uma ficha e conduza um aluno a entrar no asana dando o mínimo de instruções possível. Tente fazer isso com as Posturas de Equilíbrio que geralmente requer instruções breves, pois os iniciantes tendem a não ter habilidade de mantê-las por muito tempo.
- Escolha uma postura desafiados, na intenção de prolongar, com conforto, seu tempo de permanência. Use acessórios para fornecer apoio ao asana e siga todas as instruções. Experimente, por exemplo, o Equilíbrio na Meia Lua (#64), que pode ser praticada com as costas contra a parede.
- Leia alguns dos benefícios e cuidados enquanto os alunos permanecem na postura. Especialmente para posturas que facilitam uma permanência mais longa, como a Criança (#52) e Joelho ao Peito (#19).
- Escolha uma postura e guie lentamente um aluno, através dos 5 koshas, com pausas entre as instruções. O aluno permanece por até 5 minutos na postura. Acompanhe as transformações ocorridas. Posturas de flexão (seção azul) são excelentes.
- Crie um jogo de memória baseado nas Qualidades Essenciais, Bhavas. Um aluno sorteia uma ficha de asana e diz sua Qualidade Essencial, enquanto os outros tentam lembrar da postura que desperta essa qualidade. Depois sugira o contrário, um aluno sorteia um asana e os outros tentam lembrar da Qualidade Essencial despertada.
- Pratique progressivamente os asanas do Guippy, utilizando de uma a cinco fichas por dia. Continue praticando essas posturas até se sentir confortável ao nível dos Cinco Koshas, e então passe para as próximas. Ao completar sua jornada, você terá vivenciado mais profundamente o universo multidimensional da prática dos asanas, no espírito de Yoga Integrativa.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!