Nossa visão
Quando pensamos em Yogaterapia, uma das primeiras imagens que vêm à mente é a de alguém recebendo um tipo de “prescrição” de Yoga destinada à cura de um determinado problema de saúde. No entanto, a visão terapêutica por detrás da Yogaterapia Integrativa abraça conceitos como os de saúde, doença, visão da pessoa e do mundo, de forma bem mais abrangente, baseando-se em princípios que se distinguem da medicina tradicionalmente alopática e dos métodos conhecidos como terapias alternativas.
Essa visão ampla considera a jornada da vida como um processo contínuo de integração e cura da pessoa como um todo, levando em consideração todas as dimensões da mesma, assim como suas interações com o ambiente à sua volta, processo este que culmina no reconhecimento da natureza essencial da pessoa como liberdade.
Assim sendo, a Yogaterapia Integrativa considera como terapia o cuidar do ser dentro deste contexto integral, utilizando-se das ferramentas do Yoga como veículos adequados para a condução da pessoa ao longo desta jornada de libertação. A seguir, destacamos os conceitos-chave da Yogaterapia Integrativa:
Reconhecimento do Yoga como uma Jornada de Cura
O estado fundamental de cura e liberdade podem ser refletidos em experiências tangíveis que tocam todas as dimensões de nosso ser:
– Annamayakosha – nível físico: liberdade como conforto e equilíbrio;
– Pranamayakosha – nível energético: como o livre fluxo de energia através de todo nosso ser;
– Manomayakosha – nível psico-emocional: na habilidade de manter a mente e as emoções em equilíbrio frente ao estresse;
– Vijnanamayakosha – nível da mente discriminativa: como possibilidade de escolha de uma vida de autoconhecimento, livre dos condicionamentos que nos aprisionam;
– Anandamayakosha – nível espiritual: como cura que se instala quando passamos a participar da vida com um senso de integração e unidade, onde toda a ideia de separação e sentimento de inadequação se dissolvem.
A experiência da liberdade em todos estes níveis conduz à cura mais fundamental: o reconhecimento de quem somos, da natureza da criação da qual somos parte integrante e do por quê estamos aqui.
A Jornada de Yogaterapia como uma Jornada Individual
Apesar de não trilharmos sozinhos esta jornada, seu ponto de partida é único para cada pessoa. Da mesma maneira, o apoio que recebemos através da prática de Yoga, com suas técnicas e ferramentas, deve ser devidamente personalizado para atender às necessidades específicas de cada aluno, necessidades que variam ao longo do processo.
Assim sendo, a jornada do Yoga e da vida, tornam-se uma só jornada pessoal que, a cada dia, vai conduzindo a um grau de liberdade maior, que se reflete em maior leveza e clareza na nossa vida cotidiana, incluindo nossos relacionamentos, ampliando a qualidade de vida e a saúde integral na medida em que nos reconectamos mais profundamente com nossa Fonte.
O Yogaterapeuta como Guia
Tradicionalmente, a Yogaterapia se fundamenta no atendimento individualizado do tipo professor-aluno, carregando em si a clareza de que a jornada de cada um é singular. Nos dias atuais o Yogaterapeuta é quem mais claramente sustenta essa visão ampla do Yoga e da saúde, enxergando cada pessoa dentro do contexto de sua história pessoal, através de todas as dimensões do ser.
O Yogaterapeuta desenvolve habilidades especiais para auxiliar a jornada do aluno como guia, facilitador do processo, levando em consideração o estágio de vida do aluno, sua localização geográfica e até mesmo as estações do ano, assim como os desafios enfrentados no momento presente. O Yogaterapeuta ganha maestria em abrir as portas mais apropriadas, na hora mais adequada, na medida certa, de forma a respeitar os ritmos internos de cada pessoa, convidando-as a explorarem novas possibilidades de autoconhecimento dentro de suas limitações, de forma segura, sem pressa, num relacionamento de corresponsabilidade que se baseia na confiança e respeito mútuos.
A Intenção da Yogaterapia é Autoconhecimento
A essência da jornada de cura encontra-se refletida nos textos indianos antigos, como o Yoga Sutra de Patanjali e o Bhagavad Gita: a vida como uma jornada de autoconhecimento que conduz à liberdade. Neste contexto, a saúde, em todos as suas dimensões, reflete o grau de autoconhecimento que possuímos, sendo este fundamentado nos valores espirituais, tais como: não-violência, verdade e compaixão.
Vida em Plenitude e Liberdade
A Yogaterapia é um caminho de libertação dos condicionamentos limitantes, possibilitando o despertar de todo potencial humano rumo à liberdade.