O símbolo da Yoga Integrativa foi criado por Joseph Le Page em 1993, de maneira a reunir os conceitos mais fundamentais do Yoga num único símbolo. Este símbolo consiste na fusão de dois outros símbolos: Trikaya, relacionado com o número três; e Panchadala, relacionado com o número cinco. Estes números são importantes na tradição do Yoga e na filosofia Samkhya, que fundamenta a psicologia do Yoga.
A fusão destes dois símbolos reflete a integração essencial dos principais aspectos da psicologia do Yoga. É nessa visão ampla e integrada das diversas facetas do Yoga, que a Yoga Integrativa se fundamenta.
Trikaya, o primeiro símbolo, significa “três corpos”. É composto por uma esfera dividida em três partes, representando algumas das importantes trilogias contidas no Yoga.
• Os Três Shariras – os três “corpos” ou aspectos do ser humano:
- Sthula Sharira – corpo físico, incluindo os sistemas fisiológicos.
- Sukshma Sharira – corpo sutil, incluindo o prana e a mente.
- Karana Sharira – corpo causal, incluindo as crenças mais profundas que se refletem nos outros corpos.
• Os Três Gunas – os três estados mentais:
- Rajas – estado de atividade frequentemente associado ao desejo intenso.
- Tamas – estado de entropia, inércia associada à letargia.
- Sattva – estado de equilíbrio associado à clareza e à pureza.
• Os Três Doshas – as três categorias da constituição psicofísica do ser humano, segundo o Ayurveda – o sistema médico indiano que, como o Yoga, é baseado na filosofia Samkhya:
- Vata – composta de ar e espaço; suas qualidades são leveza, mudança e mobilidade.
- Pitta – composta de fogo e água; suas qualidades são calor, luminosidade e transformação.
- Kapha – composta de terra e água; suas qualidades são densidade, estabilidade e permanência.
Panchadala, o segundo símbolo, significa “cinco pétalas”. Estas cinco pétalas representam os cinco componentes dos principais Sistemas ou Modelos do Yoga:
• O Modelo dos 5 Koshas – as cinco facetas ou dimensões do ser humano:
- Annamayakosha – nível físico, englobando os cinco elementos e os sistemas físicos.
- Pranamayakosha – nível energético, englobando os nadis, prana vayus e chakras.
- Manomayakosha – nível psicoemocional, englobando o nível da mente cotidiana de estímulo e resposta (mente inferior).
- Vijnanamayakosha – nível de sabedoria, englobando o nível da mente discriminativa (mente superior).
- Anandamayakosha – nível espiritual e de felicidade.
• Os Cinco Elementos – os cinco constituintes básicos do mundo material, inclusive do corpo humano, e suas qualidades:
- Prithivi (terra) – estabilidade, solidez e imobilidade.
- Jala (água) – flexibilidade, fluidez e densidade.
- Tejas (fogo) – luminosidade, calor e transformação.
- Vayu (ar) – leveza, mobilidade e tendência à mudança.
- Akasha (espaço) – expansão e não limitação.
• Os Cinco Pranavayus – as cinco principais correntes de prana que nutrem as funções vitais:
- Prana – corrente de energia ascendente com sede no peito.
- Apana – corrente descendente de energia com sede no centro no baixo abdômen.
- Samana – corrente de energia que se expande diametralmente do centro no abdômen para fora.
- Udana – corrente ascendente de energia com sede na garganta e cabeça.
- Vyana – corrente de energia que se irradia do centro do corpo para todas as extremidades.
• Os Cinco Kleshas – os cinco obstáculos à saúde integral mente-corpo-espírito:
- Avidya – falta de autoconhecimento.
- Asmita – identificação com um conceito do “eu separado”.
- Raga – gostos, desejos e apegos.
- Dvesha – tudo que não gostamos, aversões.
- Abhinivesha – medos que culminam no medo da morte.
• Os Oito Ramos do Yoga
Bahiranga – prática exterior- As cinco pétalas do Panchadala representam os cinco primeiros ramos do Yoga de Patanjali: yamas, niyamas, asana, pranayama e pratyahara.
Antaranga – prática interior- As três pétalas do Trikaya representam os 3 últimos ramos do Yoga de Patanjali: dharana, dhyana e Samadhi.
* A fusão de Panchadala e Trikaya representa os Oito Ramos do Yoga de Patanjali.