Prana, Tejas e Ojas nos subdoshas

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Prana, tejas, e ojas podem ser considerados como os doshas em suas formas originais. Uma maneira de enxergá-los é como os doshas de Mahat, a deidade criadora. Nós os experimentamos através da interferência e interpretacão tanto da mente quanto dos gunas.

Dosha significa "defeituoso" ou "ponto fraco", se relacionando essencialmente à doença ou àquilo que se encontra fora de equilíbrio, enquanto prana, tejas e ojas são a essência da saúde.

Prana, tejas, e ojas estão em toda a parte, dentro e fora do corpo, mas seus efeitos podem ser especialmente sentidos dentro de seus respectivos subdoshas:

Prana é a forma pura de Vata. Sua natureza é pura energia, e muitas práticas de Yoga servem como veículos facilitadores na percepção desta energia.

Tejas é a forma pura de Pitta. Sua natureza é luz, e muitas formas de meditação servem como veículos facilitadores na percepção desta luz.

Ojas é a forma pura de Kapha. Sua natureza é vigor, acompanhada de um sentimento de bem-estar que é também experimentado como bem-aventurança. Os yogasanas são especialmente apropriados para revelar esta qualidade de vitalidade.

Da mesma maneira que Prana, Tejas e Ojas são puras formas de Vata, Pitta e Kapha, estes três são também transformados em sat-chit-ananda.

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Vata, Pitta, Kapha

Vata Pitta Kapha A essência da criação sob a influência do ego e dos 3 gunas. que têm a tendência de sair do estado de equilíbrio.
Prana Tejas Ojas A essência da criação ao nível de Ishvara, Mahat, o criador. A essência do euiqlíbrio perfeito dentro de Prakriti, o universo manifestado.
Sat Chit Ananda

A essência da existência no nível absoluto, perfeita saúde ao nível de Purusha - Ayurveda se focaliza na saúde dentro da esfera de Prakriti, enquanto que o Yoga se focaliza na saúde em todos os 3 níveis, com o objetivo de entendimento de nossa verdadeira natureza sat-chit-ananda.

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