Introdução ao Yoga

Foto-INTRODUCAO-AO-YOGA

Shiva representa o potencial evolucionário de todos os yoguis rumo a alcançar o mais alto estado do Ser. Seus três olhos permitem que ele enxergue o passado, o presente e o futuro

 

O Yoga é enigmático por ser um vasto campo de estudo e, ao mesmo tempo, a expressão da parte mais profunda do nosso ser. Yoga é uma disciplina que requer anos de dedicação e empenho. É também a arte do não esforço, na qual nada precisa ser feito. Yoga é uma antiga ciência desenvolvida por pessoas de grande sabedoria num passado distante; é também a nossa vida diária e está dentro de nós como a nossa respiração. Yoga é uma filosofia e também uma psicologia de grande profundidade; é tão simples como viver uma vida de verdade e liberdade.

Assim como a Natureza é multifacetada, as definições de Yoga também o são. Ao invés de considerar isto uma contradição, podemos compará-lo a uma antiga estória da Índia sobre os cegos que deveriam descrever um elefante. Cada um tocou uma parte diferente do elefante e, assim, cada descrição foi diferente. Todas as descrições eram verdadeiras, mas falharam por não representar a descrição do elefante inteiro.

Considerando alguns diferentes aspectos da definição de Yoga, estaremos aptos a melhor compreender esta joia multifacetada.

O termo Yoga vem da palavra sânscrita yuj que significa vincular, unir, juntar. Esta palavra-raiz está relacionada à palavra inglesa yoke que significa a canga que une os bois para puxar uma carreta.

Ao discutir sobre o que exatamente o Yoga está unindo, somos imediatamente levados ao cerne do Yoga. O Yoga faz uma distinção entre o nosso ser cotidiano, que inclui o corpo físico e a nossa personalidade, e um Ser maior ou um Ser Cósmico, que inclui a totalidade da teia da criação da qual somos um pequeno filamento, uma gota no infinito oceano da vida.

Este Ser maior é geralmente diferenciado do pequeno ser pelo S maiúsculo no início da palavra. Este ser individual é algumas vezes denominado Jiva, enquanto o Ser Cósmico é chamado Brahman. O Yoga reúne estes dois, formando uma simples Unidade. O ser individual quando plenamente identificado e integrado ao Ser cósmico é chamado Atman.

Sob a perspectiva do Ser Universal, o Yoga está, na verdade, unindo duas coisas que nunca estiveram separadas. Sob a perspectiva de Brahman, toda a vida é uma só Unidade sem qualquer separação, em nenhum lugar. A função destas várias técnicas de Yoga é nos levar a entrar em contato com esta Unidade sempre presente, ajudando-nos a recordar e tornando-nos cada vez mais conscientes dela.

A fonte principal para definir e compreender o Yoga é o Yoga Sutras de Patanjali. Estes 196 pequenos aforismos, compilados há cerca de 2.000 anos atrás, trazem uma concisa e, ao mesmo tempo, profunda e completa descrição do sistema do Yoga como um todo. No segundo sutra, o Yoga é definido como o controle das modificações da consciência. Estas modificações são todos os padrões mentais e emocionais que nos conservam apegados à ilusão do ser limitado, nos impedindo vivenciar a compreensão do Ser maior.

Assim, Yoga é o veículo que nos ajuda a ver através dos padrões mentais e emocionais que obscurecem a experiência da Unidade. Yoga é também a própria experiência da Unidade. Yoga como veículo é importante, pois o utilizamos para chegar ao nosso destino. O Yoga como experiência da Unidade é fundamental, já que é nosso destino final. É importante não confundir o veículo com o objetivo a ser alcançado. Dentro da tradição espiritual, diz-se que confundir o caminho com a meta é como confundir a lua com o dedo que aponta para ela. O veículo é fundamental para a jornada, mas precisaremos deixá-lo, em um determinado ponto, para chegar plenamente ao nosso destino.

 

  Joseph Le Page

 

* Texto do capítulo “Introdução ao Yoga”, do Manual de Formação de Professores de Yoga Integrativa

Newsletter

Digite seu email e receba nossa YI News.

Redes sociais

Estamos presentes nas redes sociais. Escolha onde nos seguir, compartilhar e interagir.

Fale conosco

Entre em contato e saiba mais sobre cursos, produtos, eventos e Yoga Integrativa, Namastê.

  • Tel: +55 (48) 3254-2608

logo-montanha novo sepia

 

Estrada Geral Encantada, 108 Garopaba - SC - Brasil
CEP 88495-000

www.yogaencantada.org

Você está aqui: Home Filosofia do Yoga Introdução ao Yoga