Raja Kapotasana: Postura do Pombo Real

Eka= um     Pada = pé     Raja= rei (real)   Kapota=pombo    Asana =postura

O Eka Pada Raja Kapotasana tem como característica básica a combinação de uma postura de flexão para trás (retroflexão) com uma postura de abertura pélvica. Por combinar essas duas categorias, esse asana é considerado uma postura de grau avançado, exigindo que o aluno pratique inicialmente modificações e variações mais básicas para, gradativamente, entrar na postura final com os alinhamentos adequados e saudáveis, evitando lesões.
A sua execução possibilita uma série de variações que podem ser feitas tanto por principiantes como por praticantes mais avançados, sendo que ambos poderão usufruir dos benefícios dessa postura.
Para alcançar a postura final, diversas partes do corpo precisam desenvolver flexibilidade, incluindo os quadris, as pernas, a coluna e os ombros. Com esse intuito, relacionamos algumas posturas que prepararam o corpo para o Pombo Real.

Os benefícios da postura

a) Promove ganho na amplitude de movimento dos quadris e ombros;
b) Melhora a vascularização da região pélvica;
c) Amplia e reorganiza o espaço pélvico eliminando as tensões excessivas nos ligamentos que dão sustentação aos órgãos e estruturas internas;
d) Promove uma “massagem” nos órgãos dos sistemas digestório e reprodutivo;
e) Alivia a pressão no nervo ciático devido ao relaxamento dos músculos rotadores externos do quadril;
f) Pela pressão exercida na região da virilha e abdome, estimula a circulação sanguínea e drenagem linfática nestas áreas;
g) Promove o alongamento da musculatura psoas maior e menor.

Movimentos Somáticos como preparação para a postura

Posição de partida: Deitar de lado com coxas e pernas a 90º. Executar a série abaixo, repetindo-a, em seguida, com a outra perna.

1 – Mantendo os joelhos unidos, elevar e baixar o pé de cima em câmera lenta de 8-10 vezes;

raja DSC 3155

2 – Mantendo os pés unidos, elevar e baixar o joelho de cima em câmera lenta de 8-10 vezes;

raja DSC 3166

3 – Mantendo o ângulo de 90º entre coxa e perna, elevar e baixar a perna de cima de 8-10 vezes.

raja DSC 3183

Movimento do Golfinho:
Ao exalar, mergulhar o tronco, levando a cabeça em direção ao chão. Em seguida, ao inalar, elevar o tronco esticando os braços e erguendo a cabeça.
Repetir o movimento de forma fluida e contínua por 5 vezes para cada lado.

raja DSC 3211
raja DSC 3220

Preparação com auxílio da parede

Posição de partida: Kapotasana de frente para uma parede

1- Com o apoio das mãos na parede e braços paralelos.

raja DSC 3254

2- Com o apoio das mãos na parede acima da linha dos ombros.
 
raja DSC 3267

Desfazer a postura e descansar na Postura da Criança (flexão do tronco sobre os joelhos). Em seguida, repetir para o outro lado.

Posição de partida: De costas para  a parede, apoiar a sola do pé direito no chão e o joelho esquerdo bem perto da parede.

1- Perna na parede e coluna alinhada; dedos das mãos apoiados em blocos.

raja DSC 3276

2- Pé e mãos na parede; coluna em retroflexão; cotovelos  paralelos.

raja DSC 3278

Desfazer a postura e descansar na Postura da Criança. Em seguida, repetir para o outro lado.

raja DSC 3318


Entrando na postura passo a passo

Sentar com as pernas cruzadas; perna direita na frente da esquerda.

raja DSC 3319

2- Levar a perna direita para trás, mantendo o calcanhar direito próximo do quadril. A sola do pé esquerdo toca a coxa direita.

 

3- Com o apoio dos dedos das mãos no chão, estique a perna direita para trás procurando manter o quadril e tronco alinhados para frente.

raja DSC 3283

Desfazer a postura e descansar na Postura da Criança.
Em seguida, repetir para o outro lado.

Variações da postura

Escolher a variação mais apropriada e praticar para os dois lados


I- Kapotasana com o calcanhar logo abaixo do ísquio; mãos apoiadas em blocos.
 
raja DSC 3318

II- Kapotasana com a mão segurando o pé de trás.

 

III- Kapotasana com as mãos entrelaçadas atrás das costas; braço de trás pressionado contra o pé.

raja DSC 3291

IV- Postura Final: Eka Pada Raja Kapotasana as duas mãos segurando o pé de trás por cima

raja DSC 3311

Desfazer a variação escolhida e descansar na Postura da Criança. Entre em Savasana, integrando os benefícios da sua prática! 

Newsletter

Digite seu email e receba nossa YI News.

Redes sociais

Estamos presentes nas redes sociais. Escolha onde nos seguir, compartilhar e interagir.

Assim você fica sabendo mais sobre cursos, produtos, eventos e Yoga Integrativa, Namastê.

Fale conosco

ATENDIMENTO AO CLIENTE
2a, 4a e 6a - das 9h às12h

  • Tel: +55 (48) 3254-2608

logo-montanha novo sepia

 

Estrada Geral Encantada, 108 Garopaba - SC - Brasil
CEP 88495-000

www.yogaencantada.org

Você está aqui: Home Asanas e Prática Raja Kapotasana: Postura do Pombo Real