5 formas de usar a criatividade como uma ferramenta na Yogaterapia

Mapeamento corporal e mandalas são excelentes para compartilhar as informações recebidas no exercício de conscientização, expressar conceitos e sentimentos que estão além da linguagem e aprofundar a jornada de autoconhecimento e cura integral

A arte e a criatividade são ferramentas importantes para a jornada de autoconhecimento e cura. Na Yogaterapia, elas são muito usadas em atendimentos em grupo ou sessões individuais, pois elas integram a parte educativa e mostram ao yogaterapeuta se o tema foi compreendido. 

Além disso, os desenhos e pinturas oferecem uma forma diferente e criativa de compartilhar as informações recebidas no exercício de conscientização; são um meio de expressar conceitos e sentimentos que estão além da linguagem, como conexão com o espírito ou abertura do coração; tornam o tema uma experiência vivida que pode então ser levada através de toda a classe.

criativa-yogaterapia

Listamos abaixo 5 formas de usar a criatividade na Yogaterapia. Cada uma delas é direcionada para um tema e objetivo específicos e é acompanhada de uma afirmação. Você pode praticar em casa ou com amigos e talvez conhecer um pouco mais de si mesmo através da arte. Para praticar, vamos precisar apenas de papel, tintas ou lápis de colorir e a sua criatividade. Vamos lá?

 

1 – Desenhe um contorno do seu corpo e pinte as áreas em que você está totalmente presente e aquelas que talvez você se sinta fora de contato. Escolha uma cor para cada uma destas partes.

Objetivo: Aumentar a consciência corporal
Tema: A consciência corporal é essencial para a cura porque só podemos curar o que podemos sentir. Uma maior consciência torna-nos parceiros em vez de espectadores em nosso processo de cura.
Exercício experiencial: faça a varredura através do corpo e observe as áreas que você pode sentir e se comunicar com facilidade e as que parecem mais difíceis de se comunicar.
Desenho: use um mapa de corpo pequeno para mostrar as áreas do corpo que você se sente totalmente e facilmente presente, e aqueles que você se sente especialmente fora de contato. Escolha uma cor para cada uma destas partes.
Afirmação: "Cultivando maior sensibilidade, eu me torno um parceiro em minha própria cura".

 

2 – Desenhe cada um dos seus centros energéticos, usando cores para demonstrar quais estão energizados e quais estão com menos energia. Use as cores dos respectivos chakras.

Objetivo: Desenvolver a consciência da energia da vida
Tema: A consciência do fluxo de energia da força vital é essencial para cura, visto que as várias áreas do corpo e os diferentes sistemas corporais dependem dele para o seu cuidado. A consciência da falta de energia nos permite trazê-las de volta ao estado de equilíbrio.
Exercício experiencial: mentalmente tome consciência dos 7 centros de energia (chakras), visualizando cada um como uma esfera de energia colorida que se expande e relaxa com a respiração. Observe aqueles centros que parecem energizados completamente e os que você sente faltar energia.
Desenho: use um mapa de corpo pequeno para mostrar os centros que estão totalmente energizados e aqueles que estão faltando energia. Use as cores dos centros de energia.
Afirmação: "Como o meu corpo está cheio de energia vibrante, a cura ocorre naturalmente".

 

3 - Faça um contorno do seu corpo. Use cores para identificar quais as áreas de tensão e quais estão relaxadas.

Objetivo: Redução de estresse
Tema: A consciência do estresse e de onde ele vive em nosso corpo é essencial para a sua liberação. À medida que tomamos consciência de áreas de estresse crônico, ganhamos a capacidade de gerenciá-lo. Perceber as áreas de relaxamento também é importante porque nos dá uma noção do que queremos que nosso corpo sinta.
Exercício experiencial: varredura através do corpo, descobrindo as áreas de gatilho para o estresse e tensão e também as áreas relaxadas.
Desenho: use um mapa de corpo pequeno para mostrar as áreas que se encontram tensas e as áreas mais relaxadas. Escolha uma cor diferente para cada.
Afirmação: "Como eu aprendo a relaxar completamente, a cura ocorre naturalmente"

 

4 – Faça um desenho do seu coração, pintando com cores diferentes as áreas que você sente mais abertas e fechadas e associe sentimentos às cores.

Objetivo: Cura do Coração
Tema: Nossas emoções desempenham um papel importante na cura, porque as mesmas, se negativas, podem restringir o fluxo de energia vital. A capacidade de ver e comunicar nossos sentimentos é uma parte importante para reequilibrá-los.
Exercício experiencial: visualize um coração no centro do seu peito e observe quais as áreas são mais abertas e quais são mais fechadas. Observe os sentimentos que vivem em cada uma.
Desenho: use um pedaço de papel em branco e desenhe o contorno do seu coração . Identifique com diferentes cores as áreas que você sente mais abertas e as áreas que você sente mais fechadas e os sentimentos que você associa a cada uma.
Afirmação: "Quando abro o coração ao sentimento, liberto a causa da doença"

 

5 – Desenhe o círculo da sua existência. Expresse de que forma você é o centro da sua vida, com autodomínio e autonomia

Objetivo: Centramento
Tema: Centrar é encontrar um centro firme de paz e segurança dentro do próprio ser. Deste lugar de centramento, as qualidades positivas como a paz e a equanimidade se desdobram naturalmente.
Exercício experiencial: visualize um eixo de centramento correndo pelo seu corpo e sinta-se como o centro da sua vida, com domínio e autonomia, revelando todo o seu talento e potencial único para alcançar o seu propósito de vida e destino.
Desenho: desenhe a sua experiência de centrar-se no círculo, usando o círculo da forma que desejar.
Afirmação: "Centrado no meu Ser, eu vivo uma vida de Paz e Significado"

criativa-yogaterapia-4 criativa-yogaterapia-1

 

 

*material adaptado do Manual da Formação Profissional em Yogaterapia

Newsletter

Digite seu email e receba nossa YI News.

Redes sociais

Estamos presentes nas redes sociais. Escolha onde nos seguir, compartilhar e interagir.

Assim você fica sabendo mais sobre cursos, produtos, eventos e Yoga Integrativa, Namastê.

Fale conosco

ATENDIMENTO AO CLIENTE
2a, 4a e 6a - das 9h às12h

  • Tel: +55 (48) 3254-2608

logo-montanha novo sepia

 

Estrada Geral Encantada, 108 Garopaba - SC - Brasil
CEP 88495-000

www.yogaencantada.org