6 regras para a prática de Pranayama

pranayama2

O Pranayama é a canalização da força da vida

 

O prana é a força essencial da vida que permeia toda a existência. Pranayama deriva das palavras sânscritas: "prana", energia vital, e "yama", que significa controle, restrição ou canal. Yama é também o Deus da Morte e no Katha-Upanishad é o iniciador de um jovem aspirante espiritual. Isto é importante porque nos mostra que enfrentar nossa mortalidade é o começo da trilha espiritual. Também é importante notar que a vida começa com a primeira inalação e termina com a última.

O Pranayama é uma ponte entre a consciência e a inconsciência e serve para integrar corpo, mente e Espírito.

 

Para praticar Pranyama com segurança há algumas regras importantes a levar em consideração. Neste artigo, apresentamos 6 regras básicas para a prática:

 

  1. Postura Sentada Confortável - a prática de Pranayama pode ser realizada em qualquer posição sentada confortável, de preferência sobre um colchonete no chão. Os dois asanas meditativos, Sukhasana, a postura fácil com as pernas cruzadas, e Vajrasana, a postura sentada sobre os calcanhares, com os joelhos dobrados, são particularmente adequados neste estágio inicial. Lembre-se que o corpo deve estar relaxado e as costas devem ser mantidas eretas sem esforço. 

  2. Roupas leves e soltas - As roupas usadas devem ser tão leves e soltas quanto as circunstâncias o permitirem. Isto é importante para que o abdômen possa se expandir irrestritamente durante a inalação profunda. Especialmente, não use cintos. Tente manter-se aquecido durante a prática. Embora a respiração acentuada aumente o calor corporal, é sempre uma boa ideia agasalhar-se com uma manta que envolva o corpo. 

  3. Ambiente tranquilo e limpo - O local da prática deve ser limpo, tranquilo e adequadamente ventilado, para que o ar no ambiente seja bem fresco, oxigenado, livre de insetos. Se possível, tente praticar no mesmo local todos os dias, a fim de estabelecer gradualmente uma atmosfera tranquila e acolhedora para suas práticas diárias de Yoga. 

  4. Horário da prática - O melhor horário para a prática é de manhã cedo, depois dos asanas e antes da meditação. Deve-se praticar pelo menos meia hora antes de uma refeição e no mínimo duas horas depois de comer. Por esta razão, a prática antes do café da manhã é particularmente adequada. 

  5. Consciência na alimentação - Em relação à alimentação, é muito difícil praticar Pranayama corretamente se o estômago e os intestinos estiverem completamente cheios. Isto impede a contração e a expansão do abdômen durante a respiração profunda. Há um ditado usado por antigos yoguis: "Preencha a metade do seu estômago com comida, um quarto com água, e a outra quarta parte com ar".  Para obter os melhores benefícios do Pranayama, é essencial que haja uma moderação na alimentação. 

  6. Respeitar o ritmo do seu corpo -  O Pranayama nunca deve ser forçado. A inalação e a exalação, assim como a retenção da respiração, devem ser uma reação natural ao desenvolvimento da capacidade respiratória. O uso da contagem para manter uma certa regularidade entre a inalação, exalação e retenção, pode ser eficaz como uma maneira de se monitorar o progresso, mas nunca deve ser considerado como um objetivo. A tentativa de manter a respiração num determinado padrão, como por exemplo 4 tempos para a inalação, 16 tempos para a retenção e 8 para a exalação, é útil apenas como uma diretriz, e pode ser prejudicial se for forçado. 

O trabalho em Pranayama ocorre num nível sutil profundo e não no nível mais denso do corpo físico. Por este motivo, quase nunca há movimento, principalmente movimentos rápidos e bruscos no corpo físico, a menos que um Pranayama em particular o requeira. 

 

O Pranayama é como uma faca. Quando usado com segurança, corta eficazmente todos os obstáculos e remove a separação entre corpo, mente e Espírito. No entanto, se usado inadequadamente, pode prejudicar o praticante, criando desequilíbrios. 

 

Se quiser conhecer mais sobre pranayama, aprender e praticar as técnicas, o Centro de Yoga Montanha Encantada irá oferecer um curso de ‘Pranayamas, Mudrás, Bandhas e Cura Prânica’, com Joseph Le Page, André Oliveira e Karin Silberberg, de 23 a 29 de maio de 2019

  Joseph Le Page

 

* Texto adaptado do capítulo sobre Pranayama, no Manual de Formação de Professores em Yoga Integrativa 2018.

Newsletter

Digite seu email e receba nossa YI News.

Redes sociais

Estamos presentes nas redes sociais. Escolha onde nos seguir, compartilhar e interagir.

Fale conosco

Entre em contato e saiba mais sobre cursos, produtos, eventos e Yoga Integrativa, Namastê.

  • Tel: +55 (48) 3254-2608

logo-montanha novo sepia

 

Estrada Geral Encantada, 108 Garopaba - SC - Brasil
CEP 88495-000

www.yogaencantada.org