Meditações

Yoga Nidra - Relaxamento Profundo

Por Swami Satyananda Saraswati

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“O Yoga Nidra é um método para provocar completo relaxamento físico, mental e emocional. É um composto de duas palavras em sânscrito: Yoga que significa “união”, “convergência”; Nidra que corresponde de maneira geral a “relaxamento”, embora em sânscrito signifique “sono”. Então Yoga Nidra quer dizer “relaxamento por meio de convergência da mente para um ponto”.

No Yoga Nidra ocorre um relaxamento que parece que adormecemos, por isso mesmo, muitas vezes, referem-se ao Yoga Nidra como “sono psíquico”, “sono lúcido” ou “sono em estado de consciência interior”.

É um estado que se situa no limite entre sono e vigília e que permite contato com o subconsciente e com o inconsciente, contato este associado a uma consciência passiva dos fatos e à ausência de ansiedade e tensão”.

“O Yoga Nidra pode ser usado para provocar sono, como pode também ser usado para substituir o sono. Durante o sono os pensamentos e preocupações ocupam a mente e o corpo permanece tenso. As pessoas acordam cansadas. Na prática de Yoga Nidra a mente e o corpo relaxam por completo e a pessoa consegue restaurar o vigor físico e mental em pouco tempo. É dito que uma hora de Yoga Nidra corresponde a quatro horas de sono. Por quê? Porque o Yoga Nidra é um método de Prahyahara ou desligamento as sensações físicas de forma consciente, reduzindo as tensões físicas e psíquicas”.

Aplicações Terapêuticas 

O Yoga Nidra  pode ser utilizado em um conjunto de doenças crônicas, doenças degenerativas, na prevenção do estresse, nos casos de doenças do coração, nas doenças psicossomáticas como a asma (excelente para combater a asma), em insônia (diminui e até elimina a insônia), úlcera nervosa (alivia as úlceras, gastrite e colite), enxaqueca, ansiedade e distúrbios do sistema nervoso.

Efeitos Terapêuticos

1. Recupera rápida e completamente a fadiga física e mental – liberando o estresse.

2. Cura transtornos causados pelo excesso de tensão.

3. Desfaz as contrações crônicas musculares.

4. Resulta numa redução da atividade do sistema nervoso simpático (excitante) e no aumento da função do sistema nervoso parassimpático (relaxante) – equilibrando os mediadores químicos na corrente sanguinea.

5. Reduz a necessidade de oxigênio (diminui o consumo de O2) no sangue, conduzindo o coração ao relaxamento profundo (desacelera as batidas do coração), pois quando estamos em movimento o coração necessita bombear até cinquenta litros de sangue por minuto, ao passo que quando estamos em relaxamento, bastam quatro litros de sangue por minuto.

6. Apazigua e auxilia, com grande efeito, na redução da ansiedade, da agitação, distúrbios do sono e perturbações nervosas.

7. Reduz os riscos de arritmias cardíacas (equilibra o ritmo cardíaco), ataque cardíaco (diminui o perigo das isquemias cardíacas, que podem resultar em enfarte agudo do miocárdio e derrames), insuficiência cardíaca, pressão alta (hipertensão – diminui a pressão arterial), colesterol e excesso de adrenalina no sangue.

8. Aumenta a resistência da epiderme.

9. Relaxa a mente e traz um profundo senso de paz.

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