Entrevista Yoga Journal

  1. Qual a diferença entre yogaterapia e hatha yoga?

A Yogaterapia consiste na aplicação do Yoga como instrumento para o cultivo da saúde em todas as dimensões da pessoa: física, energética, psicoemocional e espiritual. O processo de Yogaterapia se dirige tanto para pessoas apresentando desafios de saúde quanto para pessoas interessadas na cura integral do ser através do autoconhecimento e expansão da consciência.

 

A Yogaterapia se baseia na ciência do Hatha Yoga, utilizando-se de seus conceitos, técnicas e ferramentas para restabelecer o equilíbrio e harmonia do complexo corpo-mente. Num sentido mais amplo, nossa abordagem de Yogaterapia Integrativa vai trabalhando esse equilíbrio muldimensional como fundação para o caminho de autoconhecimento, convidando os alunos envolvidos nessa jornada a expandirem a visão que têm de si mesmos, do mundo e da vida, inspirando-os a escutar e a acolher as mensagens do próprio corpo como sinalizadores para trilharem o caminho de volta ao equilíbrio.  Esse processo fortalece cada pessoa para que possa fazer as mudanças necessárias, incluindo o estilo de vida, de dentro para fora, respeitando seu próprio tempo e ritmo. Essas mudanças naturalmente vão contribuindo para a dissolução das limitações experimentadas, permitindo o desabrochar do potencial e talentos singulares que cada um carrega, contribuindo para a manifestação de nossos propósitos de vida e para que compartilhemos os frutos de nossas ações para o bem do Todo, e a serviço do Ser essencial do qual nos tornamos instrumentos conscientes.

 

  1. Como funciona a yogaterapia? Como ele age?

Cada escola de Yogaterapia se utiliza de uma metodologia com estratégias distintas, às vezes aplicada individualmente ou para grupos. Em ambos os casos, as sessões ou aulas são desenhadas para as necessidades específicas de cada pessoa, visando a amenização dos sintomas, limitações e desconfortos apresentados, e simultaneamnete atuando nas causas mais profundas e sutis das condições de saúde apresentadas. Para isso, o Yogaterapeuta precisa ter um conhecimento mais profundo sobre anatomia e fisiologia, e das condições de saúde mais comuns, assim como a habilidade para fazer uma leitura à luz do Yoga que o permita acessar os desequilíbrios mais sutis, e assim selecionar as ferramentas adequadas que têm como objetivo conduzir passo a passo o aluno(a) ou alunos de volta ao equilíbrio.

Nesse processo de Yogaterapia, é fundamental a participação ativa do aluno ou alunos no caminho de volta ao equilíbrio multidimensional, e em direção ao autoconhecimento.

 

  1. Quais são os problemas (doenças) em que se têm os melhores resultados com yogaterapia?

As condições de saúde crônicas mais afetadas pelo estresse cotidiano, tais como hipertensão, diabetes tipo 2, problemas gastrointestinais, insônia, dores de cabeça, enxaqueca, ansiedade e depressão, infertilidade, distúrbios menstruais.

 

  1. Quais as principais pesquisas que vocês têm feito e quais os resultados mais interessantes?

Desde 2003, estamos oferecendo Programas de Yogaterapia para a comunidade de Garopaba, SC, em parceria com a Secretaria de Saúde da cidade.

• Um deles é o Programa Repintando o Arco-íris da sua Vida – para pessoas apresentando ansiedade e tendências à depressão, todas encaminhadas e acompanhadas por psiquiatras e psicólogos do Posto de Saúde. Esse programa foi realizado cinco vezes, com resultados muito gratificantes, incluindo relatos de pessoas que estavam afastadas de seus trabalhos por causa de sua condição mental e física, e que voltaram a sentir o entusiamo pela vida, retornando ao trabalho com um novo olhar de si mesmo e do mundo, assim como outras que ganharam mais autoestima e determinação para confiar em seus potenciais internos, encontrando novas formas de trabalho nas quais  puderam dar início à realização de seus sonhos mais genuínos. Esse programa foi oferecido por duas vezes na cidade de Bombinhas, também em parceria com o Posto de Saúde da cidade.

 

• O outro é o Coração Saudável – para pessoas com hipertensão, diabetes tipo 2 e problemas cardíacos. Ele vem sendo oferecido desde 2005 em nossa cidade, nos mesmos moldes do Arco-íris.  Desde o ano passado também estamos ministrando voluntariamente o Coração Saudável na UFSC, no HU – Hospital Universitário, como parte do Projeto Amanhecer. Os resultados têm sido também muito gratificantes, contando com o reconhecimento crescente dos profissionais da área de saúde. Os participantes mesmo medicados iniciam o programa com suas pressões arteriais e níveis de glicose altos. Após o primeiro encontro, no final da aula, na segunda leitura da pressão e nível de glicose, já se nota a dimuição dos valores. Com o passar das primeiras semanas do programa, os participantes já chegam em sua maioria com as primeiras leituras mais normalizadas! Os benefícios não se limitam entretanto à tendência à normalização da pressão ou nível de glicose, mas os participantes relatam mudanças significativas quanto à conscientização do papel fundamental de cada um no restabelecimento da saúde física, mental e emocional, expandindo suas consciências para mudar paradigmas e vencer os desafios cotidianos com mais maestria, ao se utilizarem das técnicas ferramentas e conhecimentos compartilhados ao longo do programa.

 

  1. Qual a intenção com a realização da conferência?

Reunir e criar uma ponte de comunicacão e interação entre profissionais do Yoga/Yogaterapia, assim como profissionais e terapeutas da área de saúde envolvidos em trabalhos e pesquisas que utilizam o Yoga e seu leque de ferramentas no aprimoramento da saúde.

 

A I Conferência, realizada em 2013, mostrou que o Brasil conta com profissionais na área da saúde dedicados a uma abordagem ampla e integrativa da saúde. Neste ano, será dada ênfase ao reconhecimento do Brasil como um campo fértil, pronto para semear a saúde da pessoa em todas as suas facetas: física, energética, psicoemocional e espiritual.

 

A II Conferência Brasileira de Yogaterapia contará com a presença especial do Dr. Dilip Sarkar. Médico cardiologista indiano radicado nos EUA., Dr. Sarkar é praticante de Yoga há muitos anos, e vem integrando os conceitos essenciais do Yoga, assim como técnicas e práticas milenares, à medicina convencional. Atualmente, é Presidente da Associação Internacional de Yogaterapeutas – IAYT (International Association of Yoga Therapists). A IAYT é a mais importante organização no mundo para divulgação dos benefícios do Yoga na saúde e na criação de um padrão internacional de formação de Yogaterapeutas. O IAYT promove, a cada ano, duas conferências de Yogaterapia nos EUA, que recebem mais de mil profissionais da área da saúde, yogaterapeutas e professores de Yoga. O IAYT patrocina a II Conferência de Yogaterapia no Brasil, sediada no Centro de Yoga Montanha Encantada.

 

A medicina do futuro, além de contar com os avanços da medicina convencional, já vem se fazendo presente através da Medicina Integrativa, expandindo o foco dos tratamentos incluindo modalidades terapêuticas complementares de forma a acolher os pacientes em sua totalidade: física, mental e espiritual. Dessa forma, o foco se abre para o bem-estar integral da pessoa, o que abrange o seu estilo de vida e a sua forma de lidar com o estresse, objetivando o restabelecimento do equilíbrio o que previne a instalação de doenças e facilita os processos de cura.

 

Durante a II Conferência, alguns líderes desse movimento de inclusão de práticas integrativas no país irão apresentar os frutos de seus trabalhos de pesquisa na saúde integral. Haverá, também, um segmento novo, Sessão de Comunicações, onde os interessados poderão compartilhar seus trabalhos e pesquisas na área de Yoga e saúde. Os interessados em participar da Sessão de Comunicações no momento da sua inscrição por este mesmo site.

 

Para profissionais da área de saúde, a II Conferência oferecerá estímulo para introduzir as técnicas do Yoga e Meditação em seus ambientes de trabalho.

 

Para professores de Yoga, Meditação e Yogaterapeutas, a II Conferência ampliará os horizontes para que esses profissionais possam oferecer seu trabalho em unidades de saúde, instituições de pesquisa, clínicas e hospitais.

Newsletter

Digite seu email e receba nossa YI News.

Redes sociais

Estamos presentes nas redes sociais. Escolha onde nos seguir, compartilhar e interagir.

Fale conosco

Entre em contato e saiba mais sobre cursos, produtos, eventos e Yoga Integrativa, Namastê.

  • Tel: +55 (48) 3254-2608

logo-montanha novo sepia

 

Estrada Geral Encantada, 108 Garopaba - SC - Brasil
CEP 88495-000

www.yogaencantada.org