Os três Doshas

Os três Doshas são compostos pelos cinco elementos: Terra, Água, Fogo, Ar e Espaço. Cada indivíduo é a manifestação de uma combinação dos cinco elementos e, portanto, dos três Doshas. Vata, Pitta e Kapha são os três constituintes básicos da medicina ayurvédica. Cada indivíduo é uma combinação de todos os três Doshas, assim como somos uma combinação de todos os cinco elementos. Há uma proporção congênita e natural de Vata, Pitta e Kapha que é formada no momento da concepção.

O Ayurveda afirma que esta constituição, ou Prakriti, está relacionada às constituições de nossos pais no momento da concepção. Entretanto, a história não termina neste ponto, porque a lei do karma e do renascimento afirma que nós escolhemos nossos pais com base em ações prévias e nos tipos de ensinamentos que precisaremos aprender em cada encarnação subsequente.

A quantidade relativa de cada Dosha em um indivíduo é geralmente expressa em percentuais. Por exemplo, um indivíduo pode ser 45% Vata, 35% Pitta e 20% Kapha. Esta combinação básica dos Doshas é a Prakriti (natureza) da pessoa. Normalmente, um Dosha é dominante, outro Dosha é secundário e o terceiro Dosha geralmente está presente em menor quantidade. Quando um ou mais destes Doshas entram em desequilíbrio, o resultado pode ser uma enfermidade.

O objetivo do Ayurveda é restaurar o equilíbrio dentro da constituição ayurvédica. Estas três constituições ou Doshas determinam as características psicofisiológicas específicas e exclusivas de uma pessoa. Ninguém é completamente Vata, Pitta ou Kapha puros.

Cada um de nós é algum tipo de combinação. Pela compreensão de cada uma das três constituições principais, podemos entender como elas se juntam para formar uma constituição de corpo/mente exclusiva dentro de cada pessoa.

A Prakriti é congênita, mas devido a todas as influências que afetam os diversos níveis do nosso corpo, mente e espírito, talvez não sejamos capazes nem de sentir ou perceber nossa verdadeira constituição ayurvédica. Um exemplo disto seria uma sociedade como a nossa, que dá uma ênfase maior à competição e ao sucesso, que são qualidades Pitta. Numa sociedade assim, com a tendência a enfatizar as qualidades Pitta, a tendência será haver a predominância de um desequilíbrio Pitta, e um tipo de enfermidade Pitta, como doença coronária e hipertensão, será comum. O excesso em Pitta também causará um desequilíbrio em Vata. Como Vata representa o movimento, é bem provável que entre em desequilíbrio, dando origem a males do tipo Vata, como por exemplo, ansiedade.

O estado de desequilíbrio nos Doshas em qualquer momento é chamado de vikruti, que significa falso. Nosso vikruti, ou nível de desequilíbrio, está sempre mudando, mas nós geralmente não reconhecemos estes desequilíbrios, até que eles se tornem mais problemáticos. Um objetivo do Ayurveda é determinar a Prakriti da pessoa, ou a constituição básica, a fim de caminhar em direção a um estado de equilíbrio e de saúde. Conforme reduzimos o nível de vikruti ou desequilíbrio, chegamos mais perto de viver alinhados com a Prakriti, nossa constituição ayurvédica natural.

Pela conscientização de todos os diferentes fatores que nos influenciam, tanto interna quanto externamente, somos capazes de manter um bom equilíbrio dentro de nossa constituição ayurvédica. Os koshas são um bom modelo para esta conscientização, já que eles cobrem todo o espectro do ser humano. Assim, precisamos nos conscientizar:

No nível físico: da dieta, do meio ambiente, sem esquecer dos ritmos diários e sazonais.

No nível energético: do fluxo de energia em nossos corpos, especialmente nos chakras, e da interação destas energias com o mundo externo.

No nível psicoemocional: a todas as mensagens que chegam sobre o estado de nossa segurança e bem-estar internos e externos, sem repressão de nossos pensamentos e sentimentos.

No nível de testemunha: das crenças mais íntimas, das quais vêm os pensamentos e sentimentos.

No nível espiritual: da Fonte de Energia Única da qual todos os koshas emanam.

As técnicas da Ayurveda e do Yoga trabalham para nos realinhar com as leis naturais/divinas.

 

Características dos Doshas

VATA

A energia pode existir como matéria gasosa e como espaço absoluto, sem matéria. O espaço e a matéria gasosa são, às vezes, chamados de espaço e ar. Coletivamente, são chamados de Vata. Eles controlam o movimento, a percepção e a cognição e, portanto, governam o sistema nervoso.

vatta

Vata tende a ter forma e estrutura leve e é, em geral, magro e mais alto que a média. Por causa do elemento ar, a tendência principal de Vata é o movimento. Quer estejamos nos referindo ao movimento interno do corpo, ao movimento das pessoas indo de um lugar a outro, ou ao movimento dentro da mente, Vata está sempre em movimento. Outro aspecto deste movimento é que Vata tem tendência a ser frio. Mãos e pés frios ou não conseguir se esquentar são reclamações comuns de Vata.

Vata, quando está em equilíbrio, é muito criativo, leve e sutil. Sua mente está em constante movimento, cheia de ideias novas. Quando Vata tem saúde, dá a sensação de entrosamento e vitalidade. São pessoas que mal podem esperar para começar o dia. Vata traz luz, entusiasmo, empatia, sensibilidade e criatividade. Permite que o corpo se movimente e mude rapidamente. Um Vata clássico seria Gandhi. Dentro de uma empresa, os Vatas são as pessoas das ideias, mas sem o apoio de Pittas e Kaphas seria difícil colocar estas ideias em prática.

Quando Vata não está em equilíbrio, este movimento cria paranoia. Como baratas tontas, eles correm de um lado para o outro gritando: "O mundo está desabando!" O movimento torna o ar seco, portanto os Vatas têm a tendência à secura, que inclui cabelos, pele e trato digestivo secos, portanto uma reclamação comum é a prisão de ventre. Este movimento inclui irregularidade, falta de coesão, falta de estabilidade e imprevisibilidade. Os Vatas podem tender a um sentimento de vazio e de opressão e a ter dificuldade de concentração. Os Vatas gostam de variar sua rotina diária, inclusive quanto aos horários de trabalho e de sono. O açúcar e a cafeína não são bons quando um desequilíbrio em Vata está presente.

PITTA

Pitta é fundamentalmente formado pelo elemento fogo. A mente e o intelecto são o enfoque central de Pitta. Os Pittas, em estado equilibrado, são bons organizadores, líderes comunitários e pessoas de negócios.

pitta

 

Eles são extrovertidos e expressivos. Em equilíbrio, os Pittas são racionais, fortes, corajosos e heroicos. Um arquétipo de Pitta seria John Wayne. Quando Pitta entra em desequilíbrio, o resultado pode ser raiva, hostilidade e ressentimento, acompanhados de hipertensão e doenças cardíacas. Pitta está relacionado a agni, o fogo da digestão, que é essencial para todo o metabolismo, mas quando ele se torna muito forte, o resultado pode ser indigestão, azia ou úlceras. Os Pittas geralmente têm estatura mediana, com desenvolvimento muscular razoável e tendem a ser calorosos e simpáticos. Sua temperatura corporal também é quente. Os Pittas têm uma digestão forte; este fogo digestivo é o centro de sua natureza. Eles têm um grande apetite para tudo: comida, sabedoria, poder, posses pessoais e sexo. Numa empresa, os Pittas são os vendedores e os gerentes.

Sociedades diferentes tendem a Doshas diferentes e a tendência da sociedade moderna é definitivamente uma sociedade do tipo Pitta. Este desequilíbrio em sociedade é visto na personalidade Tipo A, que enfoca a agressividade e o ressentimento, a competitividade e vários males relacionados ao estresse, como doenças cardíacas, hipertensão, úlceras e diarreia. O desequilíbrio pode ser facilmente ocasionado em Pitta por excesso de calor, de comida, de estresse, de comida ácida ou condimentada e de cafeína.

KAPHA

A energia pode existir como matéria sólida. Às vezes é chamada de terra ou sólido. A energia também pode existir como matéria líquida. Os tecidos do corpo são formados basicamente por matéria sólida e líquida. Como estes dois juntos criam a estrutura do corpo físico, são definidos como Kapha.

FOTO KAPHA

 

Kapha é composto majoritariamente de terra com um pouco de água. Eles tendem a movimentar-se mais vagarosa e cautelosamente.

Geralmente são de natureza doce e gentil. Suas mentes são mais estáveis do que Vata, menos calorosas do que Pitta, mas com ótimas memórias. Os Kaphas, quando em equilíbrio, são meditativos, ponderados e objetivos. Eles nunca se apressam para tomar uma decisão deliberada. Quando Kapha não está em equilíbrio, tende a ser letárgico, indolente e até mesmo preguiçoso. A digestão dos Kaphas é, geralmente, mais lenta. Eles, normalmente, se apegam mais à terra e à água. Quando Kapha está em equilíbrio, a mente está em paz. Kapha tem boa memória e habilidade para organizar planos a longo prazo para resultados a longo prazo. Em uma empresa, os Kaphas são as pessoas da produção, contadores e guardas de segurança.

 

Newsletter

Digite seu email e receba nossa YI News.

Redes sociais

Estamos presentes nas redes sociais. Escolha onde nos seguir, compartilhar e interagir.

Fale conosco

Entre em contato e saiba mais sobre cursos, produtos, eventos e Yoga Integrativa, Namastê.

  • Tel: +55 (48) 3254-2608

logo-montanha novo sepia

 

Estrada Geral Encantada, 108 Garopaba - SC - Brasil
CEP 88495-000

www.yogaencantada.org

Você está aqui: Home Ayuryoga Os três Doshas