Ayuryoga para equilibrar os doshas

A Yoga Integrativa  oferece recomendações e qualidades específicas a serem cultivadas durante a prática da referida postura, de acordo com o dosha em desequilíbrio do praticante, na intenção de equilibrá-lo.

 Ayuryoga doshas

VATA - A tendência natural de uma pessoa com constituição dominante Vata é focalizar-se nas qualidades do Ar e do Espaço – espiritual, místico, movimento leve, posturas fluidas. Vata é naturalmente atraído por experiências mais sutis, energéticas e de exploração dos Chakras. Estas experiências mais sutis são adequadas para a natureza Vata, mas como Vata é leve e móvel, facilmente se desestabiliza e se desequilibra. Para prevenir ou  restabelecer o equilíbrio, recomenda-se uma prática consistente, realizada num mesmo local e hora, incluindo:

•  Posturas de Pé, levemente energizantes, que fortaleçam as pernas e o assoalho pélvico, cultivando conexão com a terra e com os Chakras básicos, como a Deusa e o Herói II;

•  Posturas de Equilíbrio que cultivem estabilidade pélvica e aprimorem o foco;

• Posturas de Estabilização mais moderada, como a Mesa e o Cachorro com a Cabeça para Baixo , que cultivem o alinhamento da coluna, sustentação e estabilidade;

•  Permanência mais prolongada em posturas que desenvolvam força e estabilidade, como a Cadeira;

•  O uso de acessórios, tais como, blocos, faixas ou o apoio contra a parede, promovendo suporte;

•  Posturas que massageiem o cólon, sede de Vata, como a Postura do Joelho ao Peito;

•  Respiração abdominal, suave e ritmada, com foco no efeito calmante das exalações.

•  Focona imobilidade e serenidade daspausas entre as posturas e nos aspectos nutritivos assimilados.

PITTA - A tendência natural de uma pessoa com constituição dominante Pitta é focalizar-se nas qualidades do Fogo e da Água –  calor, transformação, fluidez e posturas energizantes,  tal como a sequência da Saudação ao Sol mais vigorosa. Pitta é organizado, objetivo e líder nato. Quando em desequilíbrio, pode tornar-se perfeccionista, excessivamente competitivo, crítico e apegado à prática como um fim em si mesmo, ao invés de vivenciá-la como um veículo de integração de todas as dimensões do ser. Para prevenir ou restabelecer o equilíbrio, recomenda-se uma prática mais calma e restaurativa, incluindo:

• Posturas de Pé que enfatizem a abertura de quadril, sede do elemento Água, como o Triângulo

• Asanas com qualidades mais refrescantes, incluindo Flexões para Frente e Flexões Laterais;

• Posturas de Torção sentadas ou deitadas, com foco nos aspectos calmantes e sedativos, como a Torção do Sábio Matsyendra  e a Torção Deitada sobre o Abdômen

• Invertidas calmantes, como o Gesto do Processo Reverso , com suporte sob o sacro e apoio da parede;

• Prática com os olhos fechados, cultivando a interiorização e sutilização da experiência, ao invés da competição;

• Respiração abdominal, suave e ritmada, com foco no efeito calmante das exalações;

• Foco na serenidade das pausas entre as posturas, a fim de assimilar a essência de cada uma delas;

• Foco no 4º Chakra, para cultivar a compaixão, assim como no 6º e 7º, para acolher os insights e a intuição.

KAPHA - A tendência natural de uma pessoa com constituição dominante Kapha é focalizar-se nas qualidades de estabilidade da Terra e na umidade da Água, sentindo-se atraído por uma prática consistente, sólida, fortalecedora, determinada e que traga enraizamento. Kapha é carinhoso, cuidadoso e leal. Em desequilíbrio, pode se tornar letárgico, resistente a mudanças ou apegado a um modo particular de prática. Para prevenir ou restabelecer o equilíbrio, recomenda-se uma prática mais energizante, assim como mais movimentada e graciosa, que explore de forma variada os aspectos mais sutis, intuitivos e criativos, incluindo:

• Posturas de Pé energizantes que enfatizem a abertura do peito, sede de Kapha, assim como Torções da coluna, com ativação do poder digestivo, como o Ângulo Lateral em Rotação ;

• Posturas de Extensão que gerem calor e energia e convidem a expansão dos pulmões, como a Cobra;

• Invertidas mais desafiantes que induzam uma mudança de perspectiva, como o Pouso sobre a Cabeça;

• Respiração torácica,suave e ritmada, com foco na expansão uniforme do tórax e no efeito energizante das inalações.

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