Ayurveda Verde e Amarelo

A tradicional medicina indiana encontra solo fértil e cada vez mais adeptos no Brasil

Por Danilo Carneiro / Ilustração: Rita Taraborelli

Ayurveda verde e amarelo

A chegada do Ayurveda ao Brasil é um reflexo de sua expansão pelo mundo e de sua excelência como um completo sistema filosófico e prático para a promoção da saúde. Especialistas em botânica comprovaram a grande semelhança entre a flora brasileira e a flora indiana. Plantas que nascem espontaneamente em terrenos baldios, calçadas e campos no Brasil estão descritas em textos clássicos milenares da fitoterapia ayurvédica. Uma série de plantas exóticas cultivadas e comercializadas no Brasil já incorporadas à nossa cultura, também são de origem indiana. Desta forma, os botânicos identificaram mais de 100 plantas medicinais comuns no Brasil e no Ayurveda indiano.

Quando não havia ainda no Brasil farmácias de fitoterapia e nem medicamentos fitoterápicos, os vaidyas (médicos ayurvédicos) indianos nos visitavam e trabalhavam orientando seus pacientes em seus hábitos de vida, rotinas diárias e na alimentação adaptada baseada no desequilíbrio do sistema tridosha (biótipos do Ayurveda). Também ensinavam técnicas simples, como massagens com óleos vegetais e, por fim, orientavam o uso de ervas e especiarias caseiras.

Mudança de hábitos

Os médicos também incluíam nos tratamentos ervas medicinais comuns à medicina popular do Brasil e ao Ayurveda clássico. Indicavam a todos a prática da meditação, pranayamas (exercícios respiratórios) e técnicas de Yoga, tais como o Surya Namaskar (saudação ao sol) ou asanas (posturas do Yoga) específicos para determinados casos. Foi realmente uma bela surpresa observar os resultados e o impacto sobre a vida e a saúde das pessoas sob este tipo de abordagem.

Depois que as farmácias de manipulação em fitoterapia e os medicamentos fitoterápicos começaram a se proliferar, os resultados obtidos com os tratamentos continuaram sendo excelentes, porém, não puderam se mostrar superiores aos atendimentos feitos naquela fase inicial – e nem poderiam.

Na verdade, o grande diferencial é a fundamental mudança de paradigmas impressa pelo Ayurveda: os vaidyas não focam primeiramente as doenças, mas sim a pessoa, a sua vida e a sua sensibilidade.

Certa vez o médico indiano Dr. P. G. Dhayatadak disse em uma aula: “A natureza é pródiga e farta; ela nos oferece com fartura tudo o que cultivamos com dedicação”.

Dr. Danilo foi coordenador dos Cursos de Ayurveda e dos Ambulatórios Supervisionados em Ayurveda conduzidos por mais de 20 vaydias indianos no Hospital de Medicina Alternativa, unidade da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás.

Newsletter

Digite seu email e receba nossa YI News.

Redes sociais

Estamos presentes nas redes sociais. Escolha onde nos seguir, compartilhar e interagir.

Fale conosco

Entre em contato e saiba mais sobre cursos, produtos, eventos e Yoga Integrativa, Namastê.

  • Tel: +55 (48) 3254-2608

logo-montanha novo sepia

 

Estrada Geral Encantada, 108 Garopaba - SC - Brasil
CEP 88495-000

www.yogaencantada.org

Você está aqui: Home Ayuryoga Ayurveda Verde e Amarelo