Asana: Um Portal para o Autoconhecimento

Por Joseph Le Page

Asana é uma das mais importantes ferramentas do Yoga, um importante instrumento para o autoconhecimento já que funciona como um portal para a exploração de todas as dimensões do ser humano. A Yoga Integrativa aborda os principais asanas do Hatha Yoga através da exploração detalhada de seus aspectos multidimensionais: ao nível físico, eles facilitam o equilíbrio de todos os sistemas corporais; ao nível energético, os asanas servem como veículo para desbloquear e equilibrar o fluxo de energia, através dos nadis, pranavayus e chakras; ao nível psicoemocional, os asanas revelam uma dimensão simbólica muito rica, que abre canais de comunicação com camadas mais profundas da psique; ao nível da consciência-testemunha, eles despertam e expandem nossa consciência espiritual, fazendo-nos perceber e testemunhar nossos processos de transformação; ao nível espiritual, conduzindo-nos ao reconhecimento do nosso Ser real. Desta forma, os asanas atuam como veículos de reflexão e expressão do Ser real na vida do dia-a-dia.

asana

O asana na Yogaterapia Integrativa

Os asanas são ferramentas que primariamente atuam no corpo físico, mas servem de portal para os outros corpos.

Assim como em relação ao aspecto físico, cada pessoa tem os mesmos componentes anatômicos (pés, cabeça, braços, etc.) mas nunca encontramos um corpo igual ao outro, uma postura igual a outra, da mesma maneira na anatomia sutil, acontece o mesmo: podemos dizer que em termos da anatomia sutil, possuímos todos os mesmos componentes como parte do Pranamaya Kosha (chakras, vayus, nadis, etc.), mas nunca encontramos um fluxo de energia igual quando o comparamos de pessoa para pessoa. Assim como fisicamente somos diferentes, energeticamente somos diferentes também, e até mesmo cada pessoa muda energeticamente ao longo do dia, podendo por exemplo acordar energeticamente fortalecida e ao longo do dia ir ficando mais letárgica ou vice-versa. Além dessa condição do fluxo de prana circulando através do corpo variar ao longo do dia, ao longo do tempo e também ao longo das transições da vida, pode também variar de acordo com o tipo de personalidade da pessoa.

Também no aspecto mais sutil, na dimensão mental, podemos dizer que toda mente tem uma anatomia semelhante (a mente é composta de pensamentos e emoções), às vezes os pensamentos e as emoções são bem parecidos, mas a combinações dos padrões de pensamentos, dos padrões de emoções, também vão ser diferentes de pessoa para pessoa, assim como também podem variar ao longo do dia, das estações, fases da vida.

Então, é por verificarmos a unicidade e singularidade de cada pessoa que, especialmente falando de Yogaterapia, precisamos observar o ponto de partida em que as pessoas se encontram, as condições de cada uma delas para poder selecionar e ajustar as ferramentas adequadas para restabelecer o equilíbrio perdido.  

Asana - Carol - Cadeira na parede

Newsletter

Digite seu email e receba nossa YI News.

Redes sociais

Estamos presentes nas redes sociais. Escolha onde nos seguir, compartilhar e interagir.

Fale conosco

Entre em contato e saiba mais sobre cursos, produtos, eventos e Yoga Integrativa, Namastê.

  • Tel: +55 (48) 3254-2608

logo-montanha novo sepia

 

Estrada Geral Encantada, 108 Garopaba - SC - Brasil
CEP 88495-000

www.yogaencantada.org

Você está aqui: Home Asanas e Prática Asana: Um Portal para o Autoconhecimento