Despertando os Valores Humanos através dos Ásanas

por Joseph e Lilian Le Page

Nós praticamos Yoga por vários motivos importantes: Yoga proporciona saúde física, equilíbrio em todos os sistemas do corpo, equilíbrio psicoemocional e desenvolve a concentração mental. As posturas de Yoga também são muito importantes no desenvolvimento dos valores humanos. Cada postura incorpora um ou mais valores importantes e a prática destas com enfoque nestes valores serve de veículo para integrá-los em nossas vidas cotidianas.
Num sentido mais profundo, o desenvolvimento e integração desses valores é um dos aspectos fundamentais da prática do Yoga porque eles sustentam e nutrem nosso ser real ao longo de nossas vidas. No final, somos as qualidades e valores que conseguimos enxergar, praticar, cultivar e integrar e no nosso dia-a-dia.
Este artigo compartilha alguns valores importantes e demonstra como eles podem ser cultivados e alimentados através da prática ásanas. Também apresentamos os nomes destes valores em sânscrito e afirmações para ajudar a integrá-los no nosso cotidiano.

  

Virasana - Herói Sentado (variação)

imagem 1despertando

 

Valor: Estabilidade
Nome em Sânscrito:Sthairyam
Reflexão: Tudo neste mundo se encontra num estado de fluxo constante, mas o Yoga nos ensina que há um lugar no centro de nosso Ser que é sempre imutável. Ao permanecer na postura, visualize raízes saindo de seu corpo lhe conectando ao centro da Terra. Procure visualizar seu corpo como uma estátua totalmente firme, respirando com serenidade a estabilidade intrínsecasa sustentação da Terra.
Afirmação: Eu estou profundamente conectado com a mãe Terra.

  

Trikonasana - Triângulo

imagem 2despertando

Valor: Equanimidade
Nome em Sânscrito:Shama
Reflexão: Equanimidade nos relembra que a superfície do mar está sempre sujeita a ondulações. Mudança é a natureza da vida. Sob a perspectiva de nosso ser interior, não precisamos tentar mudar o mundo, mas nos colocar numa posição de testemunha que com calma e equanimidade ganha habilidade de responder às situações de maneira adequada, ao invés de reagir como um nadador que tenta lutar contra as ondas na superfície do oceano da vida.
Afirmação: Eu me mantenho no centro do meu ser, mesmo diante das tempestades da vida.

 

Upavista Konasana - Ângulo Deitado

 imagem 3despertando

Valor: Auto-estudo
Nome em Sânscrito:Svadhyaya
Reflexão: O Yoga Sutra de Patanjali, um dos textos mais importantes do Yoga, tem início com o sutra: “agora começam os ensinamentos do Yoga”. A palavra agora é muito importante porque ela sinaliza uma mudança em nosso ponto de vista. Antes nos enxergávamos como pequenos indivíduos buscando a felicidade e solucionando problemas no mundo. Depois de começar a trilhar o caminho do Yoga, entendemos que a felicidade se encontra em primeiro plano dentro de nós, assim como os problemas e suas soluções. Se o problema está dentro e não fora, o auto-estudo torna-se a ferramenta essencial na busca da felicidade autêntica.
Afirmação: Quanto mais conheço de mim mesmo, mais me sinto livre e unido a toda criação.

 

Parighasana - Cancela

 

imagem 4despertando

Valor: Abundância
Nome em Sânscrito:Sampattihi
Reflexão: Um sentimento de falta atormenta a maior parte das pessoas, entretanto uma lógica mais profunda pode nos mostrar que o universo não teria nos trazido aqui para sofrer. Para deixar a graça e a abundância do universo entrar, precisamos destrancar os portões e abrir as cancelas de nossas vidas.
Afirmação: O universo me sustenta com abundância em cada passo da jornada.

 

Garudasana - Águia

imagem 5despertando

Valor: Cooperação
Nome em Sânscrito: Sangam
Reflexão: Cooperação, na sua expressão mais profunda, é o entendimento da interligação de tudo que existe. Este entendimento requer uma visão mais ampla da vida: aquela que a águia possui. Normalmente as pessoas não têm a visão panorâmica da águia para ver que tudo na criação está interligado, desde os átomos e mais diminutas células até as mais longínquas estrelas. Como parte que somos deste universo, tudo o que fazemos tem influência no Todo.
Afirmação: Eu trabalho para o bem da totalidade que eu sou.

 

Parsvottanasana - Testa no joelho

 

imagem 6despertando

Valor: Devoção
Nome em Sânscrito:Bhakti
Reflexão: Devoção é um sentimento de profundo amor e gratidão por essa vida que nós recebemos. É comum as pessoas darem ênfase àquilo que elas fazem, que conquistaram ou conseguiram. Uma observação mais profunda, porém, vai revelar que tudo nos foi dado de presente: nossos corpos, aptidões, talentos, a vida e a natureza que nos sustenta.
Afirmação: Eu reverencio o divino que me abençoa com tudo aquilo que possuo e realizo.

  

Virabhadrasana I - Herói I

imagem 7despertando

Valor: Coragem
Nome em Sânscrito:Dhiram
Reflexão: A vida é uma escola cuja meta é a evolução espiritual. Para trilhar esta jornada, precisamos nos desprender do passado, aprender com o momento presente e confiar no futuro. Essa é uma viagem do conhecido para o desconhecido que nos pede coragem.
Afirmação: Eu sigo em frente com coragem e confiança.

 

Newsletter

Digite seu email e receba nossa YI News.

Redes sociais

Estamos presentes nas redes sociais. Escolha onde nos seguir, compartilhar e interagir.

Fale conosco

Entre em contato e saiba mais sobre cursos, produtos, eventos e Yoga Integrativa, Namastê.

  • Tel: +55 (48) 3254-2608

logo-montanha novo sepia

 

Estrada Geral Encantada, 108 Garopaba - SC - Brasil
CEP 88495-000

www.yogaencantada.org

Você está aqui: Home Asanas e Prática Despertando os Valores Humanos através dos Ásanas