O alinhamento do Herói II

O alinhamento do Herói II em todos os níveis do ser

por Joseph e Lilian Le Page

 

A prática de asanas é uma das importantes ferramentas de autoconhecimento oferecidas pelo Yoga. Primariamente é um instrumento que usa o corpo físico como o principal portal de exploração do ser. Os asanas funcionam como veículos de integração e alinhamento da pessoa como um todo. Neste processo de evolução natural, as instruções físicas passam a ser o alicerce para a introdução gradual das instruções mais sutis, o que possibilita o aprofundamento dos benefícios gerados pela prática multidimensional dos asanas. As instruções a seguir estão descritas para cada um dos cinco níveis do ser. Pratique o Herói II de forma multidimensional, e sinta o alinhamento de todo seu ser.  

 

 alinhamento heroi

 

Nível Físico - Annamayakosha

 • De pé, afaste as pernas numa distância aproximada de 1,20 m, e mantenha os pés paralelos. 

• Gire o pé esquerdo para fora (ângulo 90º). Eleve o calcanhar direito do chão e desloque-o para trás (ângulo 30º- 45º). Observe que, naturalmente, o quadril direito gira para frente e que o calcanhar da frente aponta para o arco do pé de trás. 

• Flexione o joelho esquerdo até deixá-lo alinhado a 90º com o tornozelo. 

• Ative mula e Uddiyana bandha, elevando o assoalho pélvico e criando firmeza no baixo abdômen, garantindo o encaixe da pélvis que gera estabilidade.

• Mantenha a coluna perpendicular ao chão, cuidando para não inclinar o tronco para frente. 

• Inspire elevando os braços lateralmente até que fiquem paralelos ao chão, na linha dos ombros. 

• Estique os dedos das mãos em sentidos opostos, encaixe e relaxe os ombros, afastando-os das orelhas.

• Gire o braço para fora e o antebraço para dentro.

• Crie espaço entre a porção superior das escápulas e deslize a porção inferior na direção da pélvis. 

• Sinta a expansão uniforme da caixa torácica nos 4 lados: anterior, posterior, laterais direita e esquerda. 

• Dirija suavemente as costelas inferiores para baixo e um pouco para dentro até que o tórax e a bacia fiquem alinhados. 

• Evite que o joelho esquerdo se desloque para dentro. Se necessário, deixe que o quadril direito gire um pouco para frente para garantir que o joelho esquerdo permaneça em alinhamento com o tornozelo.

• Mantendo o pescoço alinhado com o resto da coluna e o queixo paralelo ao chão, gire a cabeça na direção da mão esquerda, focalizando o olhar por cima do dedo médio, num ponto no horizonte. 

• Expanda o corpo em todas as direções. Pressione a canela esquerda para frente, enquanto o calcanhar direito se direciona para trás. A gravidade puxa o assoalho pélvico para o chão e a força antigravitacional eleva o topo da cabeça na direção do céu. Sinta a tração  que a  coluna recebe a partir  destas duas forças.

 

Nível Energético – Pranamayakosha

Prana Vayu: Sinta as linhas de energia sutis que vitalizam o Herói, e respire ao longo delas 

 Equilíbrio prana-apana vayus: Leve a atenção para a linha de energia vertical que percorre desde o cóccix até o topo da cabeça. Na inalação sinta a energia ascendendo e, na exalação, descendo. Perceba o equilíbrio entre a corrente ascendente de prana vayu e a corrente descendente de apana vayu;

Samana Vayu: Leve a atenção para o fluxo de energia que habita a região do plexo solar. Na inalação sinta a energia se irradiando do centro do plexo solar em todas as direções, e na exalação, retornando para o centro. Perceba o equilíbrio deste sol interior.

Vyana Vayu: Leve a atenção para o fluxo de energia que se irradia do centro da pélvis. A cada inalação perceba a concentração da energia no centro da pélvis, e, a cada exalação, perceba a irradiação energética do centro para todas as extremidades: ponta dos dedos dos pés, das mãos e topo da cabeça.

 

Chakras: Conecte-se com os três chakras básicos que dão sustentação ao seu Herói interior

1º chakra - Muladhara: visualize um lótus de 4 pétalas de cor vermelha preenchendo a base do corpo. Na inalação armazene energia no botão deste lótus, na exalação abra as pétalas e o assoalho pélvico, fisicamente e energeticamente. Agora, inale e armazene energia no lótus, na exalação direcione energia vermelha para as pernas e pés, dando enraizamento, sustentação e firmeza ao Herói.

• 2º chakra - Svadhisthana: visualize um lótus de 6 pétalas de cor laranja preenchendo a pélvis. Na inalação armazene energia no botão deste lótus, na exalação abra as pétalas e a pélvis (visualize um sorriso que se abre de um lado do quadril ao outro).

3º Chakra - Manipura: visualize um lótus de 10 pétalas da cor de um sol dourado, preenchendo o plexo solar. Na inalação, armazene energia no botão do lótus, na exalação irradie essa energia para todo o corpo e para o universo. Sinta-se um herói de verdade, conectado ao universo, assimilando suas qualidades.

 

Nível Psicoemocional - Manomayakosha 

• Faça a postura na parede para que você possa ficar nela por 5 minutos. A permanência gerará tensão e, com isso, emoções virão à tona. Respire dentro dessas sensações, abrindo espaço para elas se manifestarem. Note a cor, a forma e a sensação de todas as emoções que surgirem.

• Absorva as qualidades do Herói interior: coragem e equanimidade para enfrentar os desafios da vida exatamente como eles se apresentam; confiança e estabilidade ancoradas na verdadeira essência inabalável do Ser real.

• A seguir, sinta-se livre dos pensamentos e emoções, adotando uma postura de testemunha,  enquanto os sentimentos circulam livres em seu ser.

 

Nível de Sabedoria - Vijnamayakosha 

• Acolha o seu Herói interior, exatamente do jeito que é: sem julgar, sem rejeitar, também sem se apegar a ele, integrando as qualidades e os desafios deste herói em evolução, como faces de uma mesma moeda. Os desafios são imprescindíveis para fazer desabrochar as qualidades adormecidas do Herói interior. 

• Visualize, como que do topo de uma montanha, a paisagem dos alinhamentos de seu herói; alinhamentos esses que são nutridos pela visão de tomada de consciência e integração que dissolve todo condicionamento e revela o Herói vitorioso do Ser real como sua verdadeira natureza.

• Incorpore este Herói como veículo de uma meta maior, e não como um fim em si mesmo. 

• Sinta a leveza da permanência e a unidade entre a dimensão física, energética , psicoemocional e de testemunha.

 

Nível Espiritual - Anandamayakosha

• Descanse na sabedoria que revela a determinação e serenidade do Herói interior, na atitude do Herói reverenciando sua natureza espiritual.

• Desfaça suavemente a postura, tomando o tempo necessário para absorver seus ensinamentos. Repetir para o outro  lado. 

 

Contraindicações

• Hérnia inguinal.

• Dor nos joelhos ou tornozelos: praticar com modificações.

   

Newsletter

Digite seu email e receba nossa YI News.

Redes sociais

Estamos presentes nas redes sociais. Escolha onde nos seguir, compartilhar e interagir.

Fale conosco

Entre em contato e saiba mais sobre cursos, produtos, eventos e Yoga Integrativa, Namastê.

  • Tel: +55 (48) 3254-2608

logo-montanha novo sepia

 

Estrada Geral Encantada, 108 Garopaba - SC - Brasil
CEP 88495-000

www.yogaencantada.org

Você está aqui: Home Asanas e Prática O alinhamento do Herói II