Repintando o Arco-Iris da Sua Vida

Repintando o Arco-íris da Sua Vida é um Programa de Yogaterapia de 8 semanas para combate a depressão que vem sendo oferecido em Garopaba, Santa Catarina, desde 2003. Ele nasceu de um sonho antigo de levar Yoga e Yogaterapia para comunidades locais, e se concretizou através de nossa parceria com o Posto de Saúde de Garopaba. Nossa intenção é poder ampliar o oferecimento de nossos programas de Yoga e Saúde para diversas comunidades do Brasil. Na edição anterior desta revista, apresentamos um desses projetos, o Cárdio-Saúde, para hipertensos e cardíacos. 

 

O nome do programa Repintando o Arco-íris da Sua Vida surgiu da necessidade de restabelecer cor e ânimo nas vidas das pessoas com depressão. As pessoas atravessando estados de depressão vão perdendo gradativamente contato com o colorido da vida, através da falta de conexão com as sensações, sentimentos e emoções que nutrem a pessoa como um todo. As expressões "minha vida está sem cor" e "minha vida está em preto e branco" refletem essa perda das nuances emocionais que dão colorido e brilho à  vida. Desta forma, a vida vai perdendo seu sabor, com a crescente falta de entusiasmo, estímulo, energia e falta de ânimo que configuram o estado depressivo. 

 

A intenção deste programa é criar um ambiente seguro que forneça as ferramentas de Yoga adequadas para o restabelecimento dessa conexão dos participantes com o colorido de suas vidas. A cada encontro, os participantes vão gradualmente se reaproximando de seus próprios corpos, respiração, estado energético, mental, emocional e espiritual, o que vai contribuindo para trazer  de volta o colorido e o encantamento pela vida. A imagem do arco-íris é um símbolo ideal para este processo de retomada com o colorido da vida das pessoas que convivem com a depressão.

 arco iris 2

O arco-íris é uma imagem poderosa que irradia vitalidade e conexão com a própria vida. Este arco-íris exterior está associado com o sistema dos chakras, nosso arco-íris interior. Os chakras constituem centros energéticos localizados em pontos específicos de nosso corpo sutil. Cada uma das cores do arco-íris está relacionada a cada um dos chakras. Quando trabalhamos com os chakras com as pessoas com depressão, abrimos a possibilidade de reequilibrar as qualidades associadas a cada chakra. Cada chakra, com sua respectiva cor, representa um aspecto da vida que vai sendo trazido de volta ao equilíbrio ao longo do programa. O temas principais de cada chakra são: 1º chakra: sobrevivência, 2º chakra: relacionamentos íntimos, 3º chakra: relacionamento no mundo, trabalho e sociedade, 4º chakra: relacionamento com os sentimentos do coração, 5º chakra: comunicação e expressão livre, 6º chakra: reconexão com a dimensão espiritual, 7º chakra: reconhecimento e integração com a fonte de luz interior.

 

Outra imagem poderosa para pessoas com depressão é a luz. Todas as cores do arco-íris, na realidade, vêm de uma única fonte, a luz branca. Essa luz branca simboliza o nosso Ser real, o espírito, sempre presente e inabalável.  O espírito simbolizado pela luz branca é a fonte do colorido da vida. Muitas vezes, as pessoas com depressão perdem contato não somente com o colorido da vida, como também com a luz cristal, o espírito, que é a essência da vida. Para as pessoas com depressão, a reconexão com essa fonte espiritual leva ao reconhecimento de uma da parte mais fundamental do ser que é como um cristal transparente que permite a passagem luz da vida que se desabrocha no colorido das diversas dimensões da vida.

 

No programa Repintando o Arco-íris da Sua Vida, criamos um ambiente favorável para que os participantes possam vivenciar a multiplicidade das cores em todas as dimensões da vida. As ferramentas do Yoga vão abrindo os portais dos chakras de forma segura, convidando as pessoas a dissolver gradualmente as nuvens que aparentemente encobrem as facetas do cristal interior. Esse processo acontece semanalmente, chakra por chakra, para que os participantes passem a ver refletidas, cada vez com mais nitidez, as cores do arco-íris nas suas vidas cotidianas. 

 

Estrutura do Programa de Oito Semanas

O programa é composto de 8 sessões, uma por semana, com a duração de duas horas. As turmas são de 10 a 20 alunos. Essas aulas seguem o Modelo dos Chakras. A primeira aula introduz a analogia do arco-íris exterior com o arco-íris interior, convidando os participantes a entrar em contato com seu cristal interior, a fonte do arco-íris. A cada aula se que segue, exploramos cada um dos chakras com suas respectivas qualidades e cor característica. Desta forma, vamos repintando o arco-íris com cada uma das cores dos chakras: o vermelho (1º chakra), alaranjado (2º chakra), e assim por diante até a cor violeta (6º chakra). A última aula finaliza a jornada dos chakras, integrando todas as cores e qualidades no reconhecimento da luz cristal como fonte de todas. 

 

Ferramentas específicas do Yoga servem como instrumentos para restabelecer o equilíbrio ao nível de cada chakra, de forma que os participantes levem o aprendizado para a vida cotidiana. As aulas seguem a estrutura em 10 passos da Yogaterapia Integrativa para Grupos Terapêuticos.  

 

Estrutura de Aula em 10 Passos

1. Recepção & Checagem Inicial:  Todas as aulas se iniciam com os participantes sentados e uum círculo fazendo uma partilha sobre como passaram a semana anterior. 

2.Tema/Intenção/Educação: Cada aula tem um tema específico. Por exemplo, na semana para o 1º chakra, o  tema é Repintando o arco-íris da sua vida com a cor vermelha. A intenção consiste em  dissolver as causas da depressão relacionadas ao medo de sobrevivência. Como componente educativo, os participantes fazem uma vivência em meio à natureza para experienciar os aspectos simbólicos do 1º chakra associados ao elemento terra. Depois, compartilham suas questões relacionadas com a sobrevivência, segurança e enraizamento.

3. Consciência Corporal/Partilha: Os participantes são guiados numa jornada de consciência corporal que explora as qualidades do elemento do dia através de cada parte do corpo. Depois, recebem um mapa corporal e pintam as partes do corpo primariamente associadas ao chakra do dia com sua respectiva cor. Depois, compartilham com um parceiro o que descobriram. No exemplo do dia do 1º chakra, investigam as qualidades da terra (solidez, firmeza, enraizamento, estabilidade) presentes no corpo, e depois pintam de vermelho no mapa corporal as áreas associadas ao 1º chakra: os pés, pernas e base do corpo.

4. Respiração Inicial: Diferentes técnicas respiratórias vão sendo introduzidas gradativamente, de acordo com o chakra do dia. Ainda no exemplo do 1º chakra, os participantes aprendem o Kaki Pranayama, também comhecido como a Respiração do Canudinho, já que este pranayama tem efeito calmante, reduzindo o estresse.

5. Mudras com Afirmações:  A prática de Mudras associada a afirmações é uma das principais ferramentas do programa. A cada aula, o grupo recebe um mudra com uma afirmação para equilibrar o referido chakra. Ao longo do programa, vão praticando cumulativamente os mudras aprendidos nas semanas anteriores e levando essa prática para casa, plantando e regando as afirmações na vida do dia-a-dia. No exemplo do 1º chakra, o mudra escolhido é o Adhi Mudra (mãos fechadas com o polegar para dentro e palmas para baixo), que proporciona um sentimento de segurança e proteção. Os participantes seguram o gesto enquanto repetem por 3 vezes em voz alta a afirmação: “Eu estou totalmente seguro(a)”.

6. Aquecimentos & Asanas:  Uma série de aquecimentos e seqüência de asanas enfatizando as qualidades do chakra do dia são oferecidos. Por exemplo, para o 1º chakra, os praticantes são guiados, através dos asanas, a explorar as qualidades do elemento terra e a perceber os princípios que dão fundamento, sustentação e estabilidade aos asanas: contato das solas dos pés com o chão, ativação das pernas, elevação do assoalho pélvico, percepção da força da gravidade, etc. 

7. Yoga Nidra/Visualização: Yoga Nidra consiste em uma técnica de relaxamento consciente e profundo. Neste segmento, os participantes têm a possibilidade de integrar as experiências do chakra do dia. Por exemplo, no 1º chakra, participantes entram em contato profundo com o elemento terra, absorvendo as qualidades de estabilidade, segurança e enraizamento em cada dimensão do ser.

8. Relaxamento em Silêncio: Alunos permanecem por 1 minuto, integrando a vivência. Depois, são guiados gradativamente de volta à posição sentada.

9. Meditação/Mudra  Final: No final de cada aula, praticam toda a sequência de mudras aprendidas até aquele dia, com suas respectivas afirmações, repetindo-as  por 3 vezes em voz alta, e depois 3 vezes em silêncio. 

10. Fechamento: Alunos desenham uma mandala que expresse sua vivência, compartilhando com o grupo. 

 arco iris 1

Ao longo das semanas, os alunos vão integrando todas as qualidades dos chakras, para que no final, possam ver o brilho das cores de cada um dos chakras se irradiar nas suas vidas, a partir da conexão com o brilho do seu cristal interior.

 

Experiência dos Alunos

Os resultados compartilhados pelos participantes vêm sendo muito positivos e gratificantes. Os profissionais da área de saúde mental vêm mostrando crescente interesse em continuar esta parceria. Eles observam que os participantes têm mostrado mais habilidade para lidar com as situações e desafios da vida cotidiana, a partir da mudança na maneira de enxergarem a si mesmos e o mundo. Eles se sentem muito mais conectados consigo mesmos, mais integrados e confiantes em manifestar seus talentos e potenciais internos. Desta forma, o programa Repintando o Arco-íris da sua Vida transforma-se em uma jornada de celebração da própria vida de forma mais colorida.

 

Newsletter

Digite seu email e receba nossa YI News.

Redes sociais

Estamos presentes nas redes sociais. Escolha onde nos seguir, compartilhar e interagir.

Fale conosco

Entre em contato e saiba mais sobre cursos, produtos, eventos e Yoga Integrativa, Namastê.

  • Tel: +55 (48) 3254-2608

logo-montanha novo sepia

 

Estrada Geral Encantada, 108 Garopaba - SC - Brasil
CEP 88495-000

www.yogaencantada.org