Yogaterapia para a Saúde do Coração

Mudras, Afirmações e Yoga Nidra no Programa Coração Saudável, da Yoga Integrativa

Por Lilian Le Page

O Coração Saudável é um programa de Yoga e Saúde desenhado especialmente para pessoas hipertensas, com problemas cardíacos e diabetes tipo 2.

O Programa vem sendo oferecido gratuitamente desde 2006 em diversos centros comunitários da cidade, através de uma parceria entre o Centro Montanha Encantada, sede do Instituto Yoga Integrativa – Organização Não-Governamental, e a Secretaria de Saúde de Garopaba/SC, como uma atividade do PSF - Programa de Saúde da Família. Nos 02 últimos anos vêm sendo oferecido em 03 comunidades por semestre.

As Comunidades já contempladas pelo Programa são as dos bairros: Encantada, Centro, Limpa, Ressacada, Grama, Areias da Palhocinha, Ambrósio, Areias de Macacu, Costa do Macacu, Morro do Fortunato e Siriú.

O Programa Coração Saudável também vem sendo oferecido no Hospital Universitário da UFSC, em Florianópolis/SC, há 3 anos.

A Prática com Mudras e Afirmações

Um destaque central deste programa é o uso de Mudras, ou gestos com as mãos, acompanhados de afirmações específicas. Os alunos praticam uma seqüência de mudras e afirmações no início da aula de Yoga, entre as posturas e no final da aula. Inicialmente, os mudras são mantidos de 5 a 10 respirações. No Programa Coração Saudável, os seguintes mudras e afirmações são utilizados:

1. Vyan Mudra: ajuda a reduzir a pressão sanguínea. Junte a ponta do polegar com a dos dedos indicadores e médios. Os outros dedos ficam estendidos. As costas das mãos descansam sobre as coxas. Afirmação: “Minha pressão sanguínea está diminuindo”.

saude coracao imagem 1

2. Mahasirs Mudra: alivia a tensão e a pressão na cabeça. O gesto é similar ao Vyan Mudra, mas com o dedo anular dobrado, tocando a palma da mão. As costas das mãos descansam sobre as coxas. Afirmação: “Toda a pressão em minha cabeça, pescoço e ombros está se dissolvendo”.

saude coracao imagem 2

3. Chinmaya Mudra: Ativa a respiração profunda no baixo abdômen, acalmando o corpo e a mente. Feche a mão em punho, juntando a ponta do polegar com a do indicador. As costas das mãos descansam sobre as coxas. Afirmação: “Estou calmo(a) e em paz.”

saude coracao imagem 3

4. Adhi Mudra: Reduz a ansiedade, gerando estabilidade e aterramento. Coloque o polegar dentro da palma da mão e abrace o polegar com os outros dedos. As palmas das mãos, viradas para baixo, descansam sobre as coxas. Afirmação: “Estou completamente seguro(a)”.

saude coracao imagem 4

5. Budhi Mudra: Traz uma sensação de tranqüilidade e frescor. Cria flexibilidade no corpo-mente. Junte a ponta do polegar com a ponta do dedo mínimo e estique os outros dedos. As costas das mãos descansam sobre as coxas. Afirmação: “Sou flexível em meu corpo e em minha mente”.

saude coracao imagem 5

6. Vajrapradama Mudra: Aumenta a auto-confiança e abre o coração. Entrelace os dedos das mãos como mostra a foto e posicione as palmas das mãos em frente ao coração. Os cotovelos ficam afastados das laterais do tronco. Afirmação: “Tenho plena confiança em mim e na vida”.

saude coracao imagem 6

7. Padma Mudra: Abre o coração. Com a base das palmas das mãos unidas, junte os polegares e os dedos mínimos, os outros dedos ficam esticados, se abrindo como uma flor de lótus em frente ao coração. Afirmação: “Meu coração está repleto de amor”.

saude coracao imagem 7

8. Anjali Mudra: Traz calma e centramento. Junte as palmas das mãos em prece em frente ao coração. Afirmação: “Tudo está perfeitamente bem".

saude coracao imagem 8

Yoga Nidra

Uma outra ferramenta importante do Programa Coração Saudável, da Yogaterapia Integrativa, é a utilização de Yoga Nidra devidamente desenhada para as necessidades específicas dos pacientes hipertensos e cardíacos. O Yoga Nidra é um processo de dez passos que promove o relaxamento profundo e a integração da pessoa. Esta prática tem a duração aproximada de trinta minutos. Neste programa, durante os primeiros encontros, o Yoga Nidra é feito na posição sentada sobre a cadeira, de maneira a ir orientando os alunos gradualmente antes que possam fazer a prática na posição deitada, de costas no chão. O objetivo fundamental desta prática de Yoga Nidra é facilitar o relaxamento profundo de forma progressiva, gerando descontração da musculatura, tranquilidade mental, sensação de segurança e auto-estima interior. A seguir, exemplificamos uma destas práticas:

saude coracao imagem 9

1. Relaxamento Inicial

a. Relaxe o corpo, parte por parte.

b. Contraia e relaxe cada parte do corpo com uma contração inicial de 20%, depois 10%, e finalmente 5%.

c. Sinta o nível de relaxamento e aprofunde-o.

2. Sankalpa ou Afirmação – cada um dos alunos cria uma afirmação de cura e a repete mentalmente por três vezes.

3. Rotação de Consciência – o professor guia os alunos por cada parte do corpo em detalhe, num ritmo moderado, para que se sinta cada parte do corpo pesada, quente e completamente relaxada. Os alunos também visualizam uma cor relaxante e a transportam para cada parte do corpo.

4. Consciência Respiratória – os alunos experimentam o movimento da respiração e o fluxo de energia por todo o corpo, percebendo o movimento ascendente na inalação através das solas dos pés e das palmas das mãos até o topo da cabeça, e então o movimento descendente na exalação do topo da cabeça até as palmas das mãos e solas dos pés, soltando e liberando todo o estresse e as tensões, aquecendo as extremidades.

5. Emoções Positivas – O professor menciona uma seqüência de sentimentos positivos, tais como paz, contentamento, alegria, relaxamento, etc., e pede aos alunos para que experimentem esses sentimentos no corpo, um de cada vez, repetindo silenciosamente “Paz... Paz... Paz"; “Alegria... Alegria... Alegria”, etc.

6. Imagens Positivas – O professor pede aos participantes para imaginarem uma tela em frente à testa, e guia os alunos numa visualização de imagens e cenas, tais como um campo com flores silvestres, um lindo e tranquilo lago, montanhas cobertas de neve, etc.

7. Jornada Interior – A imagem final é a de um jardim repleto de flores. Os alunos veem-se neste local completamente calmos, relaxados e em paz. Eles então visualizam uma flor no centro do coração, percebem esta flor começando a se abrir, e se sentem inundados de amor e cura.

8. Energia Curativa – Este amor percorre todas as veias e artérias do corpo, levando o relaxamento para o interior das artérias e para o próprio coração, fazendo com que a circulação sanguínea fique mais lenta, tranquila, regular, relaxada e equilibrada.

9. Sankalpa e Retorno – Neste estado de equilíbrio e relaxamento profundo, os alunos repetem mentalmente por mais três vezes a mesma afirmação de cura feita no início da prática, e gradualmente vão sendo guiados para o final da jornada de Yoga Nidra, quando voltam a visualizar o ambiente onde se encontram, começando lentamente a movimentar o corpo.

10. Meditação Final – Os alunos lentamente viram-se sobre o lado direito do corpo e retornam à posição sentada para uma breve meditação, na qual visualizam a mesma flor curativa, na certeza de que poderão sempre retornar a esse jardim de cura.

Newsletter

Digite seu email e receba nossa YI News.

Redes sociais

Estamos presentes nas redes sociais. Escolha onde nos seguir, compartilhar e interagir.

Fale conosco

Entre em contato e saiba mais sobre cursos, produtos, eventos e Yoga Integrativa, Namastê.

  • Tel: +55 (48) 3254-2608

logo-montanha novo sepia

 

Estrada Geral Encantada, 108 Garopaba - SC - Brasil
CEP 88495-000

www.yogaencantada.org