Yoga, Meditação e Recuperação da adicção

Por Dr. Marco Aurélio Negreiros

O ser humano constantemente busca fora de si objetos de prazer para sua aparente realização. A satisfação pode estar no álcool, outras drogas, comida, sexo, jogo, compras, exercício físico, bens materiais ou até mesmo o trabalho e a Internet. Quando existe um padrão compulsivo de desejo, identificamos uma adicção. A adicção é uma condição de dependência que torna o ser humano escravo de sua busca pelo prazer. Nesta compulsão incessante o indivíduo certamente não encontrará qualidade de vida nem a verdadeira realização. Pelo contrário, repetirá continuamente um mesmo comportamento apesar das consequências negativas.

Na verdade, o que se faz necessário é interromper o padrão de comportamento insano e tentar encontrar dentro de si aquilo que se procura externamente. Isso implica em uma reformulação de atitudes, valores e relacionamentos. Aqueles que encontraram liberdade das adições descobriram um novo modo de se relacionar com os outros e consigo mesmos e começaram, geralmente, se dedicando a valores espirituais como o cuidado, o amor e a compaixão. Existem, contudo, etapas a serem cumpridas: a abstinência, o cuidado com o corpo físico, o equilíbrio emocional, a integração eficiente à realidade social. Sem essas condições básicas presentes, estaremos criando mais uma fantasia de plenitude em indivíduos potencialmente mórbidos. Antes de ingressar na sua jornada individual o adicto precisa receber ajuda de outros. O trabalho médico e/ou psicoterapêutico é essencial, assim como o contato com grupos sadios e experientes.

O Yoga e a Meditação podem, comprovadamente, complementar este efeito terapêutico. São práticas eficazes de bem-estar que integram corpo e mente. Ambos são métodos ancestrais de desenvolvimento espiritual que buscam aprofundar a conexão com o Ser interior para alcançar o conhecimento e a realização de nossa verdadeira natureza.

Sua prática contínua conduz a outros benefícios bem documentados sobre o corpo, o intelecto e as emoções, constituindo-se como grandes contribuições para a libertação das adicções.

Newsletter

Digite seu email e receba nossa YI News.

Redes sociais

Estamos presentes nas redes sociais. Escolha onde nos seguir, compartilhar e interagir.

Fale conosco

Entre em contato e saiba mais sobre cursos, produtos, eventos e Yoga Integrativa, Namastê.

  • Tel: +55 (48) 3254-2608

logo-montanha novo sepia

 

Estrada Geral Encantada, 108 Garopaba - SC - Brasil
CEP 88495-000

www.yogaencantada.org