Respire melhor - Yogaterapia para asma

Por Lilian Le Page

A asma decorre de um desequilíbrio do sistema nervoso autônomo - os brônquios se tornam hipercontraídos criando uma dificuldade respiratória. Existem vários tipos de estímulos que podem desencadear uma crise asmática, tais como alergias, esforço físico e estresse, e isso pode variar de pessoa para pessoa. A dimensão emocional exerce também um papel muito importante nesta condição, e por essa razão, as práticas de Yoga têm se mostrado bastante benéficas para os portadores de asma.

O Yoga ensina a pessoa a ficar menos reativa aos episódios emocionais e a ganhar habilidade no gerenciamento do estresse. Também otimiza o funcionamento do sistema respiratório fora dos períodos de crise, expandindo a capacidade respiratória, além de reequilibrar o sistema nervoso.

Assim como existem vários tipos diferentes de pessoas enfrentando a condição asmática, também existem vários caminhos em Yogaterapia para atender às necessidades específicas de cada um. As posturas restaurativas são valiosas para todos os casos. A prática a seguir é especialmente útil para a asma desencadeada por exercício ou esforço físico. É fácil, simples e suave. Expande a caixa torácica e acalma o sistema nervoso, não devendo ser realizada durante as crises.

É extremamente importante que o praticante se mantenha consciente das sensações e sentimentos ao longo da prática. Essa presença é o melhor guia para que a prática seja saudável e adequada. Qualquer desconforto ou sensação não familiar deve servir como sinal para interrompê-la. Recomendamos que a prática seja acompanhada por seu professor de Yoga.

Acessórios: 2 cobertores, 1 bloco e  1 almofada firme, específica para Yoga, que pode ser adquirida em lojas especializadas.

Exercícios respiratórios iniciais:

1. Coloque as mãos contra a cintura, mantendo os polegares para trás e os dedos para frente. As palmas das mãos paralelas ao chão. Respire naturalmente: 5-10 vezes.

saude respire imagem 1

2. Coloque os polegares abaixo das axilas com os ombros e os cotovelos para trás. Respire naturalmente: 5-10 vezes.

saude respire imagem 2

Posturas restaurativas para asma:

(permanecer de 1-5 minutos, tomando consciência da expansão natural da respiração em diferentes áreas do corpo)

1. Criança: Deite em cima da almofada com a coluna alongada, os ombros afastados das orelhas e a cabeça voltada para um dos lados. Braços relaxados ao lado.

saude respire imagem 3

2. Lua Crescente: Deite a cintura sobre a almofada, mantendo pernas, tronco, cabeça e braços numa mesma linha, formando uma lua crescente com o corpo. Caso haja desconforto na lombar flexione os joelhos.

saude respire imagem 4

3. Ângulo sentado: Eleve a almofada para uma altura confortável usando o apoio de um bloco.  Incline para frente, relaxando completamente o tronco e cabeça sobre a almofada. Use um cobertor abaixo de cada joelho.

saude respire imagem 5

4. Borboleta deitada: Eleve a almofada para uma altura confortável usando o apoio de um bloco. Acomode suas costas sobre a almofada, e  junte as solas dos pés. Sinta a abertura do peito.

saude respire imagem 6

5. Postura invertida: Acomode a pélvis sobre a almofada, e estique as pernas contra a parede. Com os ombros e braços confortavelmente apoiados no chão, relaxe profundamente.

Para sair da postura, dobre os joelhos, e gire o corpo para a direita, descansando um pouco de lado, antes de voltar a sentar.

saude respire imagem 7

 

Newsletter

Digite seu email e receba nossa YI News.

Redes sociais

Estamos presentes nas redes sociais. Escolha onde nos seguir, compartilhar e interagir.

Fale conosco

Entre em contato e saiba mais sobre cursos, produtos, eventos e Yoga Integrativa, Namastê.

  • Tel: +55 (48) 3254-2608

logo-montanha novo sepia

 

Estrada Geral Encantada, 108 Garopaba - SC - Brasil
CEP 88495-000

www.yogaencantada.org