Yoga - Siléncio da mente

Yoga citta vrtti nirodhah : “Yoga é a cessação das modificações da mente”

Silencio da mente

Comentário: Milhares de páginas foram escritas sobre essa definição essencial do Yoga. Qual o seu significado? Significa que os pensamentos em nossa mente realmente cessam? Ou significa que nós desenvolvemos um novo relacionamento com os nossos pensamentos no qual eles não são mais um problema, porque não mais nos identificamos com eles? A resposta é que o sutra significa as duas coisas.

As técnicas e práticas de Yoga realmente reduzem o volume de barulho mental em nossas mentes. As práticas de meditação avançada também propiciam um estado de absorção profunda, denominado Samadhi, em que os processos mentais cessam por completo. Nesse nível, podemos dizer que Yoga é, literalmente, a redução e a cessação das ondas de pensamentos repetitivos na mente.

Entretanto, em um nível mais profundo, essa habilidade de limpar a mente indica a obtenção do sucesso no projeto fundamental do Yoga que tece a diferenciação entre o eu do dia-a-dia e o Ser espiritual, mais profundo. Ao nos identificarmos cada vez menos com a personalidade do dia-a-dia, os problemas, frustrações e ansiedades daquela personalidade também se reduzem. Ao nos identificarmos mais com o Ser espiritual profundo, desenvolvemos as qualidades de

Abertura, fé e autoconfiança que nos permitem encarar o cotidiano de nossas vidas sem medo, e com mais objetividade.

Essa nova perspectiva na vida permite que a mente descanse e se acalme em meditação, finalmente criando as condições em que os pensamentos naturalmente se aquietam, e os que permanecem em nossa mente não mais nos incomodam, por não estarmos mais tão fortemente identificados com eles.

O silêncio da mente e o abrandamento da identificação com os padrões de pensamento revelam o verdadeiro significado de yoga citta vrtti nirodhah: Yoga é a dissolução da falsa percepção da realidade em que nós identificamos a nos mesmos, nossos pensamentos e nossas vidas como problemas a serem resolvidos.

O estado de calma mental alcançado através da prática de Yoga, especialmente através da meditação, cria um espaço em que uma visão nítida da vida pode manifestar-se. À medida que essa nova visão se aprofunda, a mente também se torna mais calma, resultando no desenvolvimento do conhecimento do Ser, que é o coração do Yoga.

Newsletter

Digite seu email e receba nossa YI News.

Redes sociais

Estamos presentes nas redes sociais. Escolha onde nos seguir, compartilhar e interagir.

Fale conosco

Entre em contato e saiba mais sobre cursos, produtos, eventos e Yoga Integrativa, Namastê.

  • Tel: +55 (48) 3254-2608

logo-montanha novo sepia

 

Estrada Geral Encantada, 108 Garopaba - SC - Brasil
CEP 88495-000

www.yogaencantada.org